Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa promete que Estado não vai perder dinheiro com o Novo Banco

17 mai, 2016 - 21:05 • Paulo Ribeiro Pinto

O primeiro-ministro recupera ainda a ideia de retirar ao Banco de Portugal a resolução bancária, para evitar conflitos de interesse.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, garante que o Estado não vai perder no dinheiro que injectou no Novo Banco.

Em 2014, depois do colapso do BES, o Estado injectou 3,9 mil milhões de euros no Novo Banco, através do Fundo de Resolução.

Quase dois anos depois, e em pleno processo de venda do banco, o primeiro-ministro deixa a garantia de que a haver perdas, não serão assumidas pelos contribuintes.

“Independentemente do valor da alienação, as responsabilidades do Fundo de Resolução para com o Estado manter-se-ão. Uma alienação a um valor baixo pode implicar responsabilidades elevadas para os participantes do sistema. Mas não contarão com qualquer desconto por parte dos contribuintes”, afirma António Costa.

O primeiro-ministro recupera ainda a ideia de retirar ao Banco de Portugal a resolução bancária, para evitar conflitos de interesse.

Na conferência da Associação Portuguesa de Bancos, em Lisboa, António Costa afirmou ainda que a Caixa Geral de Depósitos é para continuar pública.

Espera que a Comissão Europeia aceite o aumento de capital necessário ao banco do Estado, sublinhando que as negociações com Bruxelas estão em curso.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ver para crer
    18 mai, 2016 Santarém 15:01
    Como diz o outro, basta eu dizê-lo, entretanto aguardamos para ver a veracidade das afirmações agora feitas.

Destaques V+