Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Barrigas de aluguer? PSD e CDS-PP estão “geringonçados”, diz Ribeiro e Castro

16 mai, 2016 - 17:06

A ausência de Paulo Portas “está ao mesmo nível do voto a favor de Pedro Passos Coelho”, acusa o antigo líder dos centristas.

A+ / A-

O ex-líder do CDS-PP José Ribeiro e Castro condena que a gestação de substituição (também conhecida por barrigas de aluguer) tenha passado no Parlamento com o contributo decisivo de 24 deputados do PSD, incluindo o líder, e sem a presença de Paulo Portas.

“As pessoas que não têm a posição do BE neste momento não têm representação parlamentar. Mesmo quem votou contra, fê-lo numa posição muda, e não afirmativa. Isso é muito triste, não é bonito em termos de representação parlamentar e os dois líderes da PàF [Coligação Portugal à Frente - PSD e CDS-PP] contribuíram para isso. Está tudo ‘geringonçado’”, afirmou Ribeiro e Castro, citado pela agência Lusa.

Um grupo de 24 deputados do PSD em que se incluiu o presidente, Pedro Passos Coelho, foi decisivo na sexta-feira para aprovação em votação final global do projecto do Bloco de Esquerda sobre legalização da gestação de substituição.

Apesar de todos os deputados do CDS-PP terem votado contra, Ribeiro e Castro considerou que a ausência do antigo líder centrista Paulo Portas “está ao mesmo nível do voto a favor de Pedro Passos Coelho”.

“Deve ser criticado e eu critico que os dois líderes da PàF não tenham informado o eleitorado sobre o que pensam sobre esta matéria”, disse.

Ribeiro e Castro condenou que o CDS, apesar de votar contra, não tenha sido afirmativo nessa oposição, assim como no alargamento das técnicas de procriação medicamente assistida (PMA), que passaram a estar acessíveis a todas as mulheres, independentemente de terem problemas de infertilidade.

Na prática, as alterações quanto à PMA permitem que as lésbicas e as mulheres solteiras de qualquer orientação sexual possam recorrer às técnicas para engravidar, em casos de ausência, doença ou lesão de útero.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Dias
    17 mai, 2016 Laranjeiro 15:21
    Tu, e teu partido, o da Cueca Azul, estão exterminados. Já deram, ou seja, nunca deram.
  • Barbeiro
    17 mai, 2016 Braga 12:08
    No meu ponto de vista, talvez eu seja muito machista, já que assim não me considero, penso que homens e mulheres temos o mesmo direito, as mulheres têm o prazer de dizer que os filhos são os seus frutos, claro com a colaboração masculina. Com esta nova Lei perde-se a dignidade da Mãe, do Amor, do afecto entre Mãe e filhos, pois é como nas bacairas criação de gado para ingorda para financiar o mercado alimentar, neste caso para os púliticos garantirem que a natalidade está a aumentar, pois a mural e o mais importante que é a família e o amor familiar não é importante para essa gente que nos representa no parlamento ,não passam de industriais. Na verdade eu creio que se deve ter pena dessas pessoas que pensam dessa forma, pois de certeza que nunca sentiam o prazer da união e do Amor Familiar. Um abraço do Barbeiro
  • Florinda
    16 mai, 2016 Itália -Roma 19:37
    Fiquei muito admirada com o P S D, a maior parte dos portugueses estão a ser enganados com estes políticos, não foi para isso que votamos... É triste ver Portugal perder os seus Valores, e falta de respeito pelas pessoas, o que nos chegamos!!!
  • Maria
    16 mai, 2016 lisboa 18:27
    A maioria do povo sente-se enganada. Não foi nestas políticas que votámos. O PSD devia escolher outro líder.

Destaques V+