Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fotogaleria

Fátima tem um novo altar. Veja as imagens da construção

08 mai, 2009 - 09:13 • Fotos: Santuário de Fátima

Uma parede elevatória, uma sacristia subterrânea, e um altar renovado para substituir o "provisório", construído em 1982 para receber João Paulo II. Veja como foi a construção do novo presbitério do Santuário de Fátima, que é utilizado pela primeira vez este domingo, a poucos dias do 13 de Maio.

A+ / A-
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Celso
    15 jul, 2016 Porto 01:40
    Agora está feito e o dinheiro gasto, mas este projecto merecia ser analisado por várias cabeças e corrigidos alguns aspectos. Aspectos positivos: remoção do altar provisório que destoava; reposição de materiais brancos como o existente; maior aproximação ao recinto; construção da sacristia. Aspectos negativos relevantes: A obsessão por escadarias dispendiosas e obstaculizáveis, em detrimento de largas e suaves rampas para acesso de todos; a opção por uma cobertura metálica com horrível muro a encobrir novamente a basílica, inadequada com a arquitectura original; inexistência de paredes de vidro para salvaguardar os celebrantes e a cerimónia com chuva; frieza impessoal e desagregada da distribuição do altar e dos concelebrantes, projectada por quem quer revirar os cânones litúrgicos; limitação do número de 120 lugares para concelebrantes, quando centenas deles ficam fora do altar; Imagem de Jesus ressuscitado sem cruz, porque agora “vende-se” um Cristo light, sem sofrimento, porque isso choca as sensibilidades (dizem)... Mas a mensagem de penitência e oração trazida por Nossa Senhora tem a ver precisamente com a Cruz e não com estas modas, que a Igreja também quer beber. A Alternativa a este altar: Um altar no centro do recinto, alinhado na frente da capela das aparições e englobando o monumento do Sagrado Coração de Jesus, e teria uma visão global de 360 graus.
  • Augusto Saraiva
    12 mai, 2016 Maia 11:44
    Bem Feio! Nem forrado ficaria bonito, porque ofuscou todo o esplendor da Igreja. Que dinheiro tão mal gasto!
  • Luís Geo
    09 mai, 2016 Quarteira 18:41
    Penso estarem a "carregar" demasiadamente a parte frontal da basílica. Contudo, devemos entender que este altar deverá ser a pensar já nas celebrações do aniversário do APARECIMENTO DA VIRGEM MARIA e presença do SANTO FRANCISCO - O NOSSO PAPA. Se for utilizado bastante vidro irá amortizar muito o efeito menos bom da nova estrutura.Há que pensar também se o lugar para as celebrações com os dignitários teria ou tinha melhor lugar e posição. Talvez fácil criticar mas difícil resolver uma alteração tão necessária... Acabaremos por gostar muito pois o importante é sentir-se na oração e fé a singularidade de FÁTIMA.
  • Vasco
    09 mai, 2016 Santarém 10:48
    A insistência de manter o altar frente à fachada principal da basílica não me parece que esteticamente embeleze seja o que for bem pelo contrário fica a tirar relevância à basílica e por outro lado não se enquadra com a construção da mesma, com um pouco de imaginação possivelmente se encontraria outra opção que se enquadrasse melhor no ambiente.

Destaques V+