Tempo
|
A+ / A-

Taxistas vão processar mais um concorrente

06 mai, 2016 - 00:20

Depois da Uber, a Cabify promete concorrência forte dentro de poucos dias.

A+ / A-

A Cabify só começa a operar em Lisboa na quarta-feira, mas os taxistas já ameaçam recorrer aos tribunais para travar a nova plataforma de serviço de transporte de passageiros.

Trata-se de uma aplicação móvel semelhante à Uber.

O presidente da ANTRAL, Florêncio Almeida, diz que a nova plataforma também é ilegal, daí a decisão de avançar para um processo judicial.

“A Antral não é contra ninguém, é contra todas as plataformas que já existem – e outras que vão aparecer naturalmente – desde que não cumpram com a legislação portuguesa para o transporte ocasional de passageiros. Não vamos ceder um milímetro à orientação que nos tem norteado nos últimos tempos. A Antral vai processar esta nova empresa como processou a Uber”, disse.

Já a Uber Portugal respondeu, por escrito, à Renascença, considerando que “a existência de concorrência e de alternativas”, “é muito positivo para os consumidores e para as cidades portuguesas”.

O serviço de transporte Uber permite chamar um carro descaracterizado com motorista privado através de uma plataforma informática, que existe em mais de 300 cidades de cerca de 60 países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    06 mai, 2016 aveiro 15:47
    Espero que os Táxis Portugueses ganhem este combate , mas que alguns maus profissionais desta classe deixem de ser uns vigaristas e abandalhados . Ganharam todos em credibilidade !!
  • Pedro
    06 mai, 2016 Lisboa 10:44
    Então pronto bora lá...vou comprar umas cervejas no super-mercado e abrir um bar na minha cozinha..mas atenção com uma aplicação que dá para as pessoas escolherem logo a cerveja antes de chegar à minha cozinha...então não gostam de concorrência?... não são modernos?... Esta conversa é um absurdo e nem sequer está centrada no essencial. O sector dos táxis já está sobre dimensionado porque foram emitidas licenças em número superior ao necessário, em Lisboa são 3500 quando deveriam ser 2000. De repente aparecem estas plataformas concorrentes o que vai agravar ainda mais um sector saturado. Sei de taxistas que trabalham 12 horas para levar 100 euros brutos para casa, imaginem os que trabalham à percentagem, a 30% tipicamente. É verdade que a uber tem funcionalidades tecnológicas úteis e as avaliações promovem um melhor serviço mas isso não os qualifica para fazer tábua rasa da legislação. Na Alemanha a uber foi proibida de operar nos moldes habituais e para poderem operar foram obrigados a comprar licenças de táxi. Na Alemanha não papam grupos.
  • carlos manuel
    06 mai, 2016 09:05
    O estado portugues ainda nao percebeu que as chamadas ( plataformas ) se for aprovado , abre inicio a dezenas de trabalhos ilegais e de certeza que o emprego em portugal vai aumentar drasticamente , e que eu tenha conchecimento as ( plataformas ) nao se subrepoem ao estado de nem as leis de um pais
  • Fausto Pires
    06 mai, 2016 Londres 08:50
    Sempre a mesma treta...tanto em Portugal como aqui em Londres..concorrência faz parte de qualquer negócio...se em vez de criticar..melhorar os serviços...isso sim era uma boa ideia...já trabalhei para uma Empresa do mesmo tipo que a Uber aqui em Londres..e se alguma vez algum taxista pensasse em me agredir era capaz de andar a comer por uma palhinha por uns bons tempos.....
  • EU
    06 mai, 2016 LISBOA 08:35
    Então é assim na 2ª feira fiz-me passar por inglês e apanhei um taxi no aeroporto para o Marques de Pombal dei uma volta a Lisboa e dá cá 30€ porque a mala do computador paga taxa de bagagem desmascarei-me e disse que era um roubo e ia chamar a policia pirou-se e acabei por não pagar nada VIVA OS TAXISTAS ABAIXO A UBER

Destaques V+