Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Luaty Beirão e outros activistas vítimas "de tratamento desumano e degradante"

05 mai, 2016 - 09:20

Os 17 activistas angolanos foram condenados a penas de prisão há um mês e meio. Na altura, a defesa apresentou recurso e ainda espera decisão do tribunal.

A+ / A-

A defesa de Luaty Beirão e do grupo de activistas angolanos, que estão há mais de um mês em prisão preventiva, estão a ser alvo de maus-tratos. A denúncia parte da defesa dos 17 activistas.

Em declarações à Renascença, o advogado Luís Nascimento revela que a situação no cárcere tem vindo a deteriorar-se.

“Por aquilo que nos contam a situação em que vivem está pior do que antes. Infelizmente são vítimas de tratamento desumano e degradante. Não basta os efeitos da prisão em si mas a ideia é de fazê-los sofrer”, descreve.

A defesa dos activistas aguarda a qualquer momento uma decisão por parte das instâncias judiciais que os coloque em liberdade.

“Neste momento temos no Tribunal Supremo um requerimento de ‘habeas corpus’ por prisão ilegal. A defesa recorreu e o recurso foi admitido, com efeito suspensivo. Por conseguinte, é esta a decisão que esperamos a qualquer instante, que o tribunal suspenda a prisão preventiva”, explica.

O advogado espera ainda que seja considerado inconstitucional o crime de rebelião de que foram acusados.

Para esta quinta-feira à noite, em Lisboa, está agendada uma sessão de apoio à libertação dos activistas angolanos, em Lisboa, com a participação de nomes como Pacheco Pereira, João Semedo ou José Eduardo Agualusa.

Em Março de 2016, o Tribunal de Luanda condenou a penas entre dois anos e três meses e oito anos e seis meses de prisão efectiva os 17 activistas angolanos julgados por co-autoria de actos preparatórios para uma rebelião. Foram igualmente condenados por associação criminosa.

O Ministério Público angolano deixou cair a acusação de que estariam a preparar um atentado contra o Presidente, mas classifica-os como um "conjunto de malfeitores".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • osousadeviseu
    05 mai, 2016 Viseu 11:38
    Sou contra a violência, mas estes rapazes já deviam estar a trabalhar para o desenvolvimento de Angola, então a onde estão os outros estudantes, as celebridades de Angola, as instituições credíveis, a sociedade e outros, este povo tem que se manifestar silenciosamente e sem arruaceiro apenas com bandeiras brancas ou negras. Eu sou um apaixonado deste País mas é necessário fazer algo ou o povo adormeceu, libertar e já
  • Tuga
    05 mai, 2016 Portugaç 11:27
    É tal e qual como em Portugal! Perdão, por cá ainda aguentavam mais um tempinho de jaula...e com frio! Nem sabem a sorte que têm em não terem sido presos em Portugal.

Destaques V+