Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Esperados quatro mil taxistas em caravana contra a Uber em Lisboa

27 abr, 2016 - 23:04

Protesto está marcado para sexta-feira. Porto e Faro também vão ouvir o descontentamento dos taxistas.

A+ / A-

Os taxistas cumprem na sexta-feira uma marcha lenta de protesto contra a Uber em Portugal, na qual esperam a participação de quatro mil carros em Lisboa, dois mil no Porto e 500 em Faro.

O presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Carlos Ramos, disse à agência Lusa que esta iniciativa será o culminar de uma semana de luta contra a actividade daquela plataforma em Portugal.

"Em Lisboa, vamo-nos concentrar a partir das 8h00 junto ao Campus da Justiça, no Parque das Nações, e saímos em marcha lenta pelas 9h00 com destino à Assembleia da República", afirmou.

Segundo o responsável, o objectivo é serem ouvidos pelos partidos com assento parlamentar porque "também lhes compete dizer alguma coisa".

Os quatro mil carros que são esperados na capital vão passar pelo aeroporto, Campo Grande, Avenida da República, Avenida Fontes Pereira de Melo, Avenida da Liberdade, Rossio, Câmara de Lisboa, 24 de Julho, D. Carlos I e Assembleia da República.

Os taxistas pretendem ainda levar as famílias e, no início da rua D. Carlos I, irem a pé até ao Parlamento com os carros atrás.

No Porto, a concentração inicia-se pelas 09:00 junto ao Castelo do Queijo com destino à Câmara Municipal, onde serão recebidos pelo presidente Rui Moreira.

Em Faro, os taxistas vão juntar-se no Estádio do Algarve, passar pelo aeroporto e parar junto à Câmara Municipal, onde também esperam ser recebidos.

Os carros vão circular com autocolantes e bandeiras com palavras de ordem como "A Uber é ilegal" ou "A Uber é crime nacional".

Esta é uma iniciativa conjunta da FPT e da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral).

A Antral - Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros e a FPT - Federação Portuguesa do Táxi, as duas associações representativas do sector do táxi, iniciaram na segunda-feira uma semana de luta para pressionar o Governo a suspender a actividade do serviço de transporte privado Uber, que permite chamar um carro descaracterizado com motorista privado através de uma plataforma informática.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dani
    28 abr, 2016 Lisboa 14:11
    ou seja vai ser um bom dia para a Uber facturar :) não há taxis? boa assim posso chamar descansado a UBER e dispensar os palavrões e pessima ccondução pelo caminho...
  • hundor
    27 abr, 2016 Braga 23:37
    Uber forever!

Destaques V+