Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estão a nascer mais bebés em Portugal, mas falar em "baby boom" é exagero

22 abr, 2016 - 14:14 • Teresa Almeida

"Os dados são recentes e podem significar apenas uma oscilação", adverte a presidente da Sociedade Portuguesa de Demografia. Nos três primeiros meses de 2016, o número de nascimentos subiu 7% face ao ano passado.

A+ / A-

A presidente da Sociedade Portuguesa de Demografia (SPD), Maria Filomena Mendes, diz que é cedo para falar em "baby boom", mas confirma que as estatísticas começam a mostrar uma recuperação da natalidade em Portugal.

Estimativas do Instituto Ricardo Jorge, feitas com base nos "testes do pezinho", realizados no âmbito do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, nasceram em Portugal, no primeiro trimestre deste ano, 20.992 crianças, mais 7% do que nos três primeiros meses de 2015. No ano passado, o crescimento face a 2014 já tinha sido de 4%.

Maria Filomena Mendes diz à Renascença que que as estatísticas oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE) deverão confirmar este aumento: “Segundo os dados revelados pelo INE, estamos numa fase de mudança da curva que, até agora, era de descida. Estes três últimos meses indicam que a tendência inverteu.”

Embora destaque o facto de o número de nascimentos não crescer em dois anos consecutivos desde final dos anos 90, a presidente da SPD considera que “ainda é cedo para se falar em 'baby boom'", já que "os dados são recentes e podem significar apenas uma oscilação". Por isso, "será preciso esperarmos mais tempo”.

Para a especialista em demografia, o clima de maior confiança que o país vem registando pode ser apontado como uma das causa desta inversão. "É isso que está a acontecer, há um sentimento de termos ultrapassado a crise ou de que o pior já passou", argumenta.

Outro factor a ter em conta para Maria Filomena Mendes, prende-se com a idade em que se é pai ou mãe: “A média de idades dos pais com o primeiro filho está a aumentar. No ano de 2014, era de 30 anos e, quando se adia muito, há uma altura em que tem de se decidir ter o primeiro filho ou até o segundo, ter família. Muita gente que adiou, pode estar agora a ter esses filhos”.

Viseu, Bragança, Leiria e Vila Real são os distritos que lideram as subidas do número de nascimentos. Lisboa, Porto e Setúbal registam o maior registo absoluto de nascimentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • R
    22 abr, 2016 Portugal 18:03
    Sim como eu, que vai nascer cá mas vou voltar para o pais onde estou a trabalhar atualmente
  • RR
    22 abr, 2016 Lisboa 16:56
    Se e verdade a noticia estão a nascer agora os futuros desempregados. Eu não tenho duvida que o n.º de postos de trabalho em Portugal não vai aumentar, o que pode levar a diminuição do desemprego e a redução dos portugueses (ou porque emigram ou porque ha menos portugueses a nascer)
  • Joao
    22 abr, 2016 Cantanhede 15:17
    Esse crescimento deve-se ao facto de haver mais pessoas emigradas fora, e que veem depois nos ultimos meses voltarem a Portugal. Muitos Homemns estão fora do País, deve-se a isso, e não a que as pessoas esqueçam a CRISE. Sejam realistas nas vossas conclusões. Questão, quantos/as familias sairam do Paìs????
  • TUGA
    22 abr, 2016 LISBOA 15:15
    DESDE QUE NÃO SEJAM DAS CULTURAS INVASORAS ...É UMA BOA NOTÍCIA!!!!!

Destaques V+