Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Restaurantes e distribuição nem sempre respeitam descanso semanal dos funcionários

19 abr, 2016 - 09:07

Campanha europeia “Locais de trabalho saudáveis para todas as idades” é lançada esta terça-feira, em Sintra, para sensibilizar o público.

A+ / A-

Restaurantes e distribuição são apontados como os sectores que nem sempre respeitam o descanso semanal dos funcionários. A denúncia é feita no dia em que é lançada em Portugal a campanha europeia que defende “Locais de trabalho saudáveis para todas as idades”.

À Renascença, o inspector-geral do Trabalho defende que esta campanha justifica-se pelo facto de estar a aumentar a idade da reforma em Portugal.

“Com o aumento também da esperança de vida, as pessoas trabalham também cada vez até mais tarde. São confrontadas no que diz respeito aos riscos profissionais, com determinado tipo de problemas que não existiam porque as pessoas se retiravam do mercado de trabalho mais cedo”, aponta Pedro Pimenta Braz.

Com a campanha, explica, pretende-se “sensibilizar empresas, universidades, governos e opinião pública para um conjunto de problemas e de medidas que se prendem com trabalhadores mais velhos e de que forma vamos conseguir manter locais de trabalho saudáveis e de qualidade para esses trabalhadores”.

A campanha que é lançada a nível europeu, visa promover o trabalho sustentável e o envelhecimento saudável desde o início da vida activa; salientar a importância da prevenção dos riscos; ajudar os empregadores e os trabalhadores (incluindo as PME), facultando informações e instrumentos de gestão da saúde e segurança no trabalho no contexto do envelhecimento da população activa e ainda facilitar a troca de informações e de boas práticas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DR XICO
    19 abr, 2016 LISBOA 11:03
    FINANÇAS/SONAE-CONTINENTE .... amigalhaços do costume. Até à presente data os funcionários do continente ainda não podem preencher o IRS porque a SONAE ainda não declarou os rendimentos dos funcionários (O ANEXO A. ESTÁ EM BRANCO). QUEM ESTÁ A METER IMPOSTOS AO BOLSO?? se fosse um desgraçado dum empregado a meter o IRS c/1 dia de atrazo levava multa OS BELMIROS JÁ ESTÃO ATRAZADOS 19 DIAS DE MILHARES DE FUNCIONÁRIOS... todos feitos uns com os outros

Destaques V+