Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Famílias acompanhadas pela Deco devem mais de 54 milhões de euros

19 abr, 2016 - 06:50 • Fátima Casanova

Nos primeiros três meses do ano, deram entrada mais de 7.400 pedidos de ajuda no Gabinete de Apoio ao Sobreendividado, mais do que em igual período do ano passado.

A+ / A-

As famílias que estão a ser acompanhadas pela Deco desde o início do ano têm em dívida mais de 54 milhões de euros. De acordo com os números a que a Renascença teve acesso, os pedidos de ajuda junto do Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) da Deco continuam a aumentar.

No primeiro trimestre do ano deram entrada mais de 7.400 pedidos de ajuda, mais do que em igual período do ano passado. Mas nem todas as famílias chegam em condições de ser ajudadas e apenas 623 estão a receber assistência.

Cada uma tem em média quatro créditos para pagar, com um encargo mensal na ordem dos 766 euros, para um rendimento médio de 1.106 euros.

Pelas contas da Deco, em média, cada uma daquelas famílias deve 88 mil euros, sendo que mais de metade do capital em dívida corresponde a um crédito à habitação.

“Em média e, no que concerne ao crédito à habitação, as famílias que pedem ajuda têm 63 mil euros de crédito à habitação, 18 mil euros de créditos pessoais e sete mil euros de cartões de crédito. Ou seja, em média uma família que pede ajuda à Deco tem uma dívida na ordem dos 88 mil euros. Estamos a falar de 623 famílias, o que dá mais de 54 milhões de euros em dívida”, contabiliza Natália Nunes, coordenadora do GAS.

O desemprego continua a ser a primeira causa para a aflição das famílias, mas esta especialista chama atenção para um grupo que começa a destacar-se: o de consumidor economicamente desprotegido, que conseguiu voltar ao mercado de trabalho, mas vive com precariedade pois tem rendimentos na ordem do salário mínimo nacional.

Bens penhorados aumentam

Também as penhoras de bens têm estado a contribuir para o sobreendividamento e em três anos, o número de casos mais do que duplicou.

A coordenadora do GAS denuncia a desproporção que muitas vezes existe entre o valor do bem a penhorar e o valor da dívida: “Uma família foi confrontada com uma execução que levou à penhora da casa por uma dívida e telecomunicações por uma dívida de 600 euros”, descreve Natália Nunes, sublinhado que são situações que aparecem com alguma frequência.

Todos os dias, três pessoas atendem presencialmente ou por telefone ( 21 371 02 38) os consumidores com problemas relacionados com as contas de casa. Quando a Deco não consegue dar apoio tenta sempre encaminhar as situações.

O telefone não pára e, em média, cada um dos profissionais recebem entre 20 a 30 chamadas por dia, mas muitos casos também chegam através do endereço electrónico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • onde está bom senso?
    19 abr, 2016 oraaíestá 10:47
    Mais uma que é mais do que os outros... As tuas despesas estão em dia? Tás a pagar casa? Ganhas o salário mínimo? E os teus papás não te andam a ajudar? Ou vives a candeeiro, de água salgada e a fogão a petróleo? É muito fácil quando se ganha um grande salário, para depois se comparar com os que ganham três, quatro vezes menos. A hipocrisia e o egoismo ao seu alto nível. Deixa cá ver, mais uma visão à passos coelho. Vocês me enojam com esta mentalidade. Os bons deste país são os corruptos, o mexias, os catrogas, os que acumulam salários e reformas, que à custa da politica ficam podres de rico, mas é para se governarem a si e aos amigos, o povo que se lixe. Os que estão podres de rico, mas vão por a sede das empresas para outros países para não pagarem impostos cá. Grandes patriotas. Mas a europa tem sido conivente, e a gora vem todos com a hipocrisia a fazerem -se de preocupados, até a comunicação social que sabia destes casos, mas nem uma palavra. Onde estava o josé gomes ferreira? ou era só para falar a favor do passos coelho e do grande capital. Este país está uma vergonha, cheio de gente hipócrita, egoísta e sem carater.
  • Nuno Monteiro
    19 abr, 2016 Mindelo 10:32
    Esta instituição (deco) deve ser das que menos respeita o consumidor, no meu caso estou cansado de receber chamadas para o meu telm depois de lhes ter dito varias vezes que não estou enteressado nos serviços deles e de não querer voltar a ser contactado. Emails a mesma situação, sendo o encomedo menor graças aos filtros spam do gmail...
  • poisédestinacarreira
    19 abr, 2016 os culpados são sempre os mesmos 10:23
    Desatina Carreira, és tão inteligente como uma avestruz, fascista, psd/cds. Tu és um cego ou fazes-te. Os motivos para esta pouca vergonha não são as pessoas, é o desemprego, os salários vergonhosos, precários, que se ganha neste país, haver uma moeda do euro que veio aumentar o nível de vida, em bens alimentares e outros, três vezes mais, os salários sempre no mesmo e são os mais baixos desta europa, que não me representa. É o crédito à habitação, ou querias ver as pessoas a viver em barracos de madeira como os animais sem condições humanas. São as despesas que aparecem, um carro vai a uma oficina, muitos levam a 25 a 30 euros à hora, isto é mais do que se ganha por dia quem ganha o salário mínimo, mas neste país é assim uns ganham tudo e outros nem para comer, quanto mais para despesas. Adesproporção que muitas vezes existe entre o valor do bem a penhorar e o valor da dívida: “Uma família foi confrontada com uma execução que levou à penhora da casa por uma dívida e telecomunicações por uma dívida de 600 euros. Um consulta, quando é paga, custa 70 euros ou mais, sabes quantos dias são de trabalho? Faz as contas inteligente. Este país está cheio de corruptos, até na judiciária, comilões, aproveitadores, politicos sem prestar desde o 25 de abril, má gestão. Mas depois vem gente como tu todo consolado culpar as pessoas. O coelho também dizia que as pessoas é que andaram a gastar acima das suas possibilidades. Conversa de parvo para parvos. E então os ofshores??? enoja-me v
  • DR XICO
    19 abr, 2016 LISBOA 09:01
    FINANÇAS/SONAE-CONTINENTE .... amigalhaços do costume. Até à presente data os funcionários do continente ainda não podem preencher o IRS porque a SONAE ainda não declarou os rendimentos dos funcionários (O ANEXO A. ESTÁ EM BRANCO). QUEM ESTÁ A METER IMPOSTOS AO BOLSO?? se fosse um desgraçado dum empregado a meter o IRS c/1 dia de atrazo levava multa OS BELMIROS JÁ ESTÃO ATRAZADOS 19 DIAS DE MILHARES DE FUNCIONÁRIOS... todos feitos uns com os outros
  • Irene Tavares
    19 abr, 2016 Sobralinho 08:50
    Tendo em conta a precariedade do emprego, as pessoas deveriam pensar em não gastar tudo o que têm e não têm, para evitar verem-se em apertos! Em outubro fará 2 anos que o meu cônjuge está desempregado. Apesar das grandes despesas temos conseguido ter todas as contas em dia!
  • Desatina carreira
    19 abr, 2016 Queluz 08:36
    Eu gasto tudo que tenho e não tenho depois vou a deco queixar-me já e algo quê está na cultura portuguesa

Destaques V+