Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa espera que seja possível evitar sanções europeias ao BPI

17 abr, 2016 - 16:05

Primeiro-ministro está “confiante" de que não haverá "sobressaltos e perturbações" para o sistema financeiro português.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, espera que os accionistas do BPI se entendam e que o Banco Central Europeu (BCE) não avance com a aplicação de multas na sequência da falta de acordo com a empresária Isabel dos Santos.

“O BCE tem revelado boa compreensão sobre o andamento deste processo. O prazo limite era no passado dia 10, o BCE até agora não aplicou qualquer tipo de sanção e estou convicto que, se todos agirem com prontidão nas condições existentes, acho que podemos encontrar soluções que poupem a instituição a sanções, que permitam o cumprimento das condições do sistema de supervisão europeu”, declarou António Costa, aos jornalistas, no aeroporto de Lisboa.

O chefe do Governo reagia à notícia da falta de entendimento entre o BPI e a empresária Isabel dos Santos, anunciado este domingo pelo banco.

“Lamento que não se confirme o acordo negociado entre os principais accionistas do BPI, mas confio que a administração do BPI e os principais accionistas possam tomar as decisões adequadas a poder dar cumprimento às determinações das entidades de supervisão europeias, sem grandes sobressaltos para a instituição e sem nenhum sobressalto ou perturbação do sistema financeiro nacional", afirma António Costa.

“Estou confiante de que não” haverá consequências graves para o sistema financeiro português, reforçou.

O primeiro-ministro disse que o Governo cumpriu o seu "papel" de "criar um contexto para que as partes negociassem". "Houve negociação construtiva, houve acordo, de lá para cá as condições alteram-se", lamentou António Costa.

O BPI anunciou este domingo, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que "ficou sem efeito" o entendimento alcançado com a empresária angolana Isabel dos Santos.

O banco liderado por Fernando Ultich responsabiliza Isabel dos Santos pela falta de um acordo, que chegou a ser anunciado ao mercado a 10 de Abril.

No comunicado enviado à CMVM, o BPI explica que "já depois do dia 10 de Abril", a Santoro Finance, de Isabel dos Santos, "desrespeitou o que tinha acordado e veio a solicitar alterações aos documentos contratuais acima mencionados”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlota
    17 abr, 2016 Coimbra 17:52
    E agora Sr PM? Meteu-se onde não era chamado, vangloriou-se por isso e agora? Peça ao seu melhor amigo (porque será que todos os PMs do PS têm um um melhor amigo?!) que resolva. Aproveite enquanto ele ainda está em saldo e enquanto ele ainda não for investigado/inocentado/ilibado dos negócios onde interviu.
  • isabel
    17 abr, 2016 Rio Maior 17:38
    És mesmo um labrego... não interessas a ninguém. Cá para mim ainda vamos pedir um resgate para salvar a banca. Pobre povo lá vamos outra vez pagar o que os outros andaram a roubar.
  • André
    17 abr, 2016 Lisboa 17:31
    O problema do BPI é que o Dr. Ulrich fala muito e agora está encurralado. O La Caixa quer anexar o BPI, o que quer dizer que boa parte da direcção portuguesa e muitos dos funcionários, serão para despedir até ao final do ano. A Dra Isabel, fiel apoiante de Passos Coelho, quer aproveitar esta situação para que o BPI lhe permita um crédito de 6000 milhões de euros ao banco angolano, antes da separação. Assim, pressiona o governo português, porque o BPI não consegue acomudar as multas que o BCE poderá aplicar. E o PSD-CDS, fieis apoiantes do sistema bancário e das ajudas do governo aos bancos, nem que fosse através de comissões por serviços, tal como acontecia com o BPI, bate palmas e incentiva o Dr. Ulrich a pressionar o governo para que lhes sejam dados benefícios fiscais para poderem pagar 50% deles à Dra Isabel. Se isto não ficar resolvido até ao final de Abril, o BPI irá precisar de intervenção do governo... o que nos levará a precisar de novo resgate pela UE. O PSD e o CDS anseiam por esse momento.
  • 17 abr, 2016 16:53
    Anda para ai feito calhordas para que
  • Artur Silva
    17 abr, 2016 Viseu 16:47
    Bem, a coisa está a vir à tona. O tal jeito especial que o PM e o amigo do peito têm para pôr tudo a funcionar com beijinhos e abraços de todas as partes está à vista. Uma semana depois há logo uns tantos que se borrifam para as negociaçoes delicodoces e roem a corda. Que raio de jeito este!
  • João Gil
    17 abr, 2016 Lisboa 16:34
    Antonio Costa meteu-se onde não é chamado. Se calhar podemos agora dizer com propriedade que o fracasso das negociações no BPI se deve à acção de Antonio Costa..O amigalhaço de Antônio Costa não foi capaz de mediar está negociação e levá-la a bom porto! Para que serve então o amigalhaço de Antônio Costa que foi trazido para a mesa destas negociatas um pouco mais difíceis?

Destaques V+