Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BPI anuncia desacordo com Isabel dos Santos

17 abr, 2016 - 15:08

O banco liderado por Fernando Ultich responsabiliza a empresária angolana pela falta de um acordo, que chegou a ser anunciado ao mercado a 10 de Abril.

A+ / A-

O BPI anunciou este domingo, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que "ficou sem efeito" o entendimento alcançado com a empresária angolana Isabel dos Santos.

O banco liderado por Fernando Ultich responsabiliza Isabel dos Santos pela falta de um acordo, que chegou a ser anunciado ao mercado a 10 de Abril.

No comunicado enviado à CMVM, o BPI explica que "já depois do dia 10 de Abril", a Santoro Finance, de Isabel dos Santos, "desrespeitou o que tinha acordado e veio a solicitar alterações aos documentos contratuais acima mencionados”.

“Neste quadro, e tendo presente que, ao longo do último ano, foram por si desenvolvidos todos os esforços no sentido de obter uma solução para a situação de incumprimento do limite de grandes riscos, o Banco BPI está em contacto com o Banco Central Europeu para ser encontrada uma alternativa”, informa o BPI.

Isabel dos Santos deveria vender os 21% do capital que detém no BPI aos espanhóis do CaixaBank e ficar com o controlo total do Banco de Fomento de Angola (BFA).

O Banco Central Europeu (BCE) tinha dado um prazo, até de 10 Abril, para que fosse encontrada uma solução para o BPI. O BCE exigia que o BPI reduzisse a posição no BFA onde detém 50,1% do capital.

O primeiro-ministro, António Costa, vai fazer uma declaração sobre o tema pelas 15h45 deste domingo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • anónimo
    18 abr, 2016 10:21
    Roeu a corda e partiu os dentes!

Destaques V+