Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo Chefe do Estado-Maior do Exército já tomou posse

15 abr, 2016 - 20:20

O general Rovisco Duarte substitui o general Carlos Jerónimo que saiu na sequência de uma polémica com o ministro da Defesa devido a declarações do sub-director do Colégio Militar.

A+ / A-

O general Frederico Rovisco Duarte foi empossado no cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), no Palácio de Belém, perante o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Pina Monteiro, deputados da comissão parlamentar de Defesa e o antigo CEME Pinto Ramalho assistiram à posse do general Rovisco Duarte.

A cerimónia, em que foi lido o acto de posse, durou poucos minutos e, após os cumprimentos da "praxe", o novo CEME saiu do Palácio de Belém sem prestar declarações aos jornalistas.

O mandato dos chefes militares dos ramos tem a duração de três anos, prorrogável por dois anos.

Rovisco Duarte, que com a nomeação foi promovido a general, tem 56 anos e exercia as funções de Inspector-Geral do Exército.

Foi chefe de gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, entre Fevereiro de 2010 e Novembro de 2012, passando em seguida para as funções de director coordenador do Estado-Maior do Exército, até Setembro de 2013.

Em Outubro de 2013, assumiu as funções de Comandante do Comando de Instrução e Doutrina, até Julho de 2015, desempenhando nessa qualidade um papel relevante na execução da reforma do ensino não superior militar promovida pelo anterior ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.

Rovisco Duarte foi nomeado após a demissão do general Carlos Jerónimo, na sequência de uma polémica com o ministro da Defesa, devido a declarações do sub-director do Colégio Militar sobre a forma como a instituição gere situações de exclusão entre alunos por razões de orientação sexual.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+