Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Figueira da Foz. Ponte militar abriu ao trânsito mas só para ligeiros

15 abr, 2016 - 11:59

Permite a circulação alternada com recurso a semáforos, a uma velocidade máxima de 20 km por hora.

A+ / A-

A ponte militar que liga a A14 à Estrada Nacional 111 em Maiorca, Figueira da Foz, abriu esta sexta-feira ao trânsito. A confirmação foi feita à Renascença pelo autarca José Albino Gomes, lembrando que apenas veículos ligeiros podem circular naquela ligação.

O presidente da Câmara disse, que durante, a manhã foram feitos testes à estabilidade da construção e ao tempo de passagem ideal.

A estrutura britânica de última geração, uma estrutura com cerca de 55 metros de comprimento, 4,2 metros de faixa de rodagem e uma capacidade de carga até 40 toneladas, esteve a ser construída no estaleiro montado na estrada nacional 111 por 25 militares da Companhia de Pontes do Regimento de Engenharia nº 1 do Exército português.

Foi montada em estaleiro e colocada em suportes idênticos aos das passadeiras rolantes, deslizando para a localização final.

A ponte vai permitir a circulação alternada de trânsito com recurso a semáforos, a uma velocidade máxima de 20 km por hora.

A auto-estrada 14 está interdita à circulação automóvel, na zona de Maiorca, concelho da Figueira da Foz, desde dia 3, na sequência de um aluimento do piso.

A 111, que deveria funcionar como "alternativa natural" à auto-estrada 14 está também interrompida ao trânsito, nos dois sentidos, devido a obras na zona das Pontes de Maiorca, estando o tráfego entre a Figueira da Foz e Coimbra a processar-se por vias secundárias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Ferreira
    15 abr, 2016 Reino Unido 14:27
    Ponte de "ULTIMA" geracao... Trabalhei na Empresa que fabrica e fornece essas pontes como Engenheiro Projectista. Dizer que essa ponte e de ultima geracao e uma comedia... Essas pontes sao mais antigas que a velhinha G3!!! E ja agora gostava de dizer que o exercito brasileiro, formado por meia duzia de barrigudos, numa acao de formacao, demorou 3 dias a montar e lancar uma ponte de 7 paineis (21 metros). Da proxima vez que precisarem de ajuda, apitem. Eu meto dois dias de ferias e com meia duzia de soldadecos monto isso em dois dias! Um Abraco, Miguel Ferreira
  • edgar
    15 abr, 2016 Lisboa 12:27
    Parabéns pela colaboração utilitária de interesse comum. Mas para ser franco, se houvesse guerra, o tempo gasto era exorbitante. As estruturas militares têm de ser rapidamente postas em prática ou será que que é para serem de longos e elaborados projectos?

Destaques V+