Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banif. CMVM acredita mais em negligência do que em dolo na notícia da TVI

13 abr, 2016 - 19:35

Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários está a ser ouvido na comissão de inquérito à venda e resolução do Banif.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, disse hoje "acreditar mais" num cenário de negligência do que em dolo na notícia da TVI de 13 de Dezembro de 2015 sobre o Banif.

"Custa-me a acreditar que alguém tenha provocado a noticia com objectivos de fazer danos a um banco. Acredito mais (...) numa situação de negligência que propriamente de dolo", vincou o responsável.

Carlos Tavares está hoje a ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif e respondia a perguntas da deputada do Bloco de Esquerda (BE) na comissão, Mariana Mortágua, sobre a notícia da TVI de 13 de Dezembro - um domingo -, na qual a estação televisiva noticiava que, "caso não se" encontrasse um novo accionista durante a semana que ia começar, o Banif seria sujeito a uma resolução onde se separasse "a parte boa, os activos saudáveis, da má, os activos tóxicos".

O presidente da CMVM vincou que a notícia sofreu "evoluções significativas" ao longo dessa noite no canal TVI24, o espaço noticioso da estação.

No começo, por exemplo, falava-se na venda do banco sem garantias de salvaguarda dos depósitos acima dos 100 mil euros, e no final o cenário em cima da mesa já era o da resolução com salvaguarda de todos os depósitos.

"A instabilidade de um banco é sempre uma fonte de instabilidade para o sistema. Acredito que será mais uma questão de negligência do que dolo", prosseguiu Carlos Tavares.

Um eventual crime de mercado dependeria sempre do conhecimento da fonte da informação, vincou o responsável da CMVM.

"Basta que haja transmissão de informação privilegiada para que isso seja um crime de mercado. Se houver aproveitamento dela, naturalmente que é agravada a situação", disse.

De todo o modo, Carlos Tavares reconheceu perante os deputados que a CMVM está "próxima" de "esgotar os meios de averiguação desta situação".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fernando silva
    14 abr, 2016 Luso 19:41
    Para estes responsáveis comprometidos a morte tem sempre uma desculpa!!!! Não existe nenhum porteiro para acusar!!

Destaques V+