Tempo
|
A+ / A-

Angola. Activista Nuno Dala pode ter “lesões irreversíveis” da greve de fome

12 abr, 2016 - 12:08

À Renascença, o advogado do angolano, de 31 anos, fala de um quadro clínico grave no limite da sobrevivência.

A+ / A-

O estado de saúde do angolano Nuno Dala, um dos 17 activistas condenados por actos preparatórios de uma rebelião contra o Presidente José Eduardo dos Santos, tem vindo a agravar-se consideravelmente.

Este activista, um professor universitário de 31 anos, está em greve de fome há mais de um mês em protesto contra a alegada apreensão de bens pessoais e dinheiro por parte dos serviços penitenciários, como confirma à Renascença o advogado de Dala, Luís Nascimento.

“Considero um grande desrespeito o facto de as autoridades terem apreendido coisas pessoais e valores monetários. É verdade que não é muito – ele fala em 38 mil kwanzas, cerca de 200 dólares”, diz o advogado, acrescentando ser “ injusto ter sido feito uma série de exames e depois o corpo médico esconder eventuais problemas que ele possa ter”.

Após 32 dias de greve de fome, é notória a degradação do estado de saúde de Nuno Dala. Luís Nascimento fala de um quadro clínico grave no limite da sobrevivência. “O estado dele é mau. Ele está muito magro e os médicos dizem que depois desse tempo todo pode ter lesões irreversíveis.”

O Tribunal de Luanda condenou a penas entre dois anos e três meses e oito anos e seis meses de prisão efectiva os 17 activistas angolanos julgados por co-autoria de actos preparatórios para uma rebelião. Foram igualmente condenados por associação criminosa.

No caso do 'rapper' luso-angolano Luaty Beirão, que chegou a fazer greve de fome contra este processo, a pena, em cúmulo jurídico também por falsificação de documentos, foi de cinco anos e seis meses de cadeia. O Ministério Público angolano deixou cair a acusação de que estariam a preparar um atentado contra o Presidente, mas classifica-os como um "conjunto de malfeitores".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Agostinho Pai
    12 abr, 2016 PdeM 17:49
    Acho que estas greves de fome são inuteis e estão a fazer um favor ao regime dictatorial angolano. Ou seja: auto eliminam-se por vontade própria coisa que o Zedu e seus capangas não se atrevem a fazer mas que muito desejam. Haja alguém que diga a estes rapazes que eles valem mais vivos de saude, se bem que presos do que heróis mortos...
  • melough
    12 abr, 2016 Faro 14:33
    Dizer o quê?? Se falar mal de Salazar tudo ok.. se falar mal do resto ai ai ai aí a porca torce o rabo....o melhor é calar-me

Destaques V+