Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FMI prevê aumento do PIB abaixo da estimativa do Governo

12 abr, 2016 - 16:35

Em relação ao desemprego, o cenário para 2016 também é pior, mas 2017 poderá ser de recuperação, com o FMI a prever para Portugal uma taxa de 11,1%.

A+ / A-

O Fundo Monetário Internacional (FMI) continua a ser mais pessimista do que o Governo e corta previsões de crescimento económico de Portugal, antecipando, para este ano, um aumento do PIB de 1,4%, abaixo da previsão de 1,8% do Governo. O FMI prevê também que o ritmo de crescimento desacelere até 2021.

As previsões pouco animadoras do FMI constam do World Economic Outlook, divulgado esta tarde. As novas previsões do FMI são piores, até, do que as que a própria organização avançara em Outubro de 2015.

A instituição liderada por Christine Lagarde admite um abrandamento da economia nacional para 1,3% em 2017 e 1,2% em 2021.

As más notícias para Portugal abrangem ainda outros indicadores económicos como o desemprego. O FMI acredita que este ano, a taxa se fixe nos 11,6%, mais 0,3% do que a perspectiva do Executivo.

O ano de 2017 poderá ser de recuperação, com o Fundo Monetário a prever para Portugal uma taxa de 11,1%.

Quanto à inflação, esta deverá fixar-se nos 0,7% em contraste com os 1,3% previstos em Outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+