Tempo
|
A+ / A-

O Papa, os divorciados recasados e a importância do “trabalho de integração"

08 abr, 2016 - 09:57

Esta sexta-feira fica-se a conhecer a exortação apostólica “A Alegria do Amor”, o documento com as conclusões finais do Sínodo da Família.

A+ / A-

O tema dos divorciados que voltaram a casar foi um dos mais debatidos durante o Sínodo da Família e o Papa Francisco já expressou a importância de ser feito um “trabalho de integração” destes cristãos na vida da Igreja.

Esta sexta-feira é o dia em que se fica a conhecer a exortação apostólica “A Alegria do Amor”, o documento com as conclusões finais do sínodo e que certamente trará mais enquadramento à questão dos divorciados recasados.

O Papa já tem vindo a deixar algumas ideias sobre o tema. No mês passado, Francisco sublinhou que “integrar na Igreja não significa comungar”. “Eu conheço católicos recasados que vão à igreja uma ou duas vezes por ano [e dizem]: ‘Eu quero comungar’, como se fosse uma honorificência”, disse aos jornalistas, durante o voo de regresso a Roma, após a visita a Cuba e ao México.

Para Francisco, “todas as portas estão abertas” neste trabalho de integração, mas não é possível dizer que “de agora em diante” todos vão poder comungar. “Isso seria ferir os cônjuges, o casal, porque não lhes permitiria fazer esse caminho de integração”, advertiu na altura.

O Papa adiantou que o documento pós-sinodal vai retomar a reflexão sobre a “pastoral das famílias feridas”, bem como sobre a “preparação para o matrimónio”. Francisco acrescentou que outro capítulo “muito interessante” será dedicado ao tema da “educação dos filhos”, da falta de tempo dos pais.

“A palavra-chave que o Sínodo usou e que eu vou retomar é ‘integrar’ na vida da Igreja as famílias feridas, as famílias de recasados, mas não devemos esquecer-nos de pôr as crianças no centro. São as primeiras vítimas, seja das feridas, seja das condições de pobreza”, realçou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+