Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Surpresa", "inevitável" e "história absurda". Reacções à demissão de João Soares

08 abr, 2016 - 16:54

Ministro da Cultura deixa o Governo após ter prometido bofetadas a dois comentadores que criticaram a sua actuação.

A+ / A-

Augusto M. Seabra, um dos comentadores ameaçado por João Soares, recebeu a notícia da demissão "com alguma surpresa", mas considerou que foi a decisão "mais saudável" e "a melhor do ponto de vista ético".

Vasco Pulido Valente, o outro comentador ameaçado por João Soares diz que esta decisão do ministro da Cultura "não foi uma surpresa", porque considera que João Soares "não tinha outra saída".

"A questão política relevante mantém-se, e essa tem que ver com a forma como o Governo, a começar pelo primeiro-ministro, se relaciona com a crítica que vem do exercício da liberdade de expressão, seja de alguns cidadãos, seja de profissionais da comunicação social". Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD.

"Consideramos este episódio lamentável e que não deveria ter acontecido. E, por isso, parece-nos esta demissão do doutor João Soares inevitável, sobretudo depois das declarações do doutor António Costa". António Carlos Monteiro, deputado do CDS-PP.

"Compreendo as razões que o dr. João Soares invocou para a sua demissão e respeito-as. Agora compete ao primeiro-ministro, tendo aceite essa demissão, proceder à nomeação do novo ministro da Cultura. E o assunto está encerrado". Carlos César, presidente do PS.

"Foi um ministro que disse o que não devia, agora tomou a decisão correcta, no momento certo também". Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda.

"Mais do que comentar episódios - o que originou a demissão - interessa-nos discutir a política cultural que é seguida. Mais do que focar-nos no episódio que envolveu o ministro temos que nos focar em qual será a política que o próximo titular da pasta vai seguir". Ana Mesquita, deputado do PCP.

“Eu sou amigo do João Soares. Creio que ele tinha todas as condições para ser um excelente ministro da Cultura. Tem o seu estilo. As pessoas estavam satisfeitas. Nunca nenhum ministro tinha ido às Correntes d’Escritas, a pequenos acontecimentos que têm muita importância para as pessoas e ele ia lá. E acho que tinha todas as condições para ser um bom ministro da Cultura, mas aconteceu este episódio. Tenho verdadeiramente pena”. Socialista Manuel Alegre à Renascença

“Eu acho que depois das palavras de ontem do primeiro-ministro, dificilmente João Soares poderia continuar descansado nesta pasta. Acho que era, mais ou menos, inevitável que isto acontecesse, embora eu ache toda a história um absurdo completo”. Francisco José Viegas, ex-secretário de Estado da Cultura, à Renascença

“Face às declarações que tinham sido feitas e perante o sentido dessas declarações no espaço público – não estamos a falar do espaço privado, estamos a falar do espaço público – dificilmente haveria outra alternativa à que foi tomada e que me parece a mais adequada”. Jorge Barreto Xavier, ex-secretário de Estado da Cultura, à Renascença

"Sabemos que as razões da demissão têm muito mais a ver com uma atitude pessoal do que com uma questão de políticas. Infelizmente, nos últimos quatro meses, também não vimos grandes avanços para o nosso sector. Mais do que as caras e os nomes, interessa-nos as políticas". André Albuquerque, do CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Oliveira
    08 abr, 2016 paços de ferreira 18:48
    Eu não me surpreendo com esta atitude besta por parte de João Soares.E que o ps e os seus lideres lidam um bocado mal com as criticas. Já José Sócrates , quando era primeiro ministro não gostou do que Manuela Moura Guedes falou a seu respeito e viajou de imediato para Espanha a custa dos contribuintes portugueses para junto dos donos da TVI pedir uma punição para a jornalista por ela ter feito o seu trabalho com seriedade ao contrario dele que nunca usou seriedade no trabalho que concretizou. António Costa transformou uma derrota em vitoria desrespeitando a vontade dos eleitores. Portanto o que eu acho é que esses individuos do ps são mais salazaristas que o próprio Salazar.Já agora um recado para João Soares, se quiser dar uma bofetada a alguém que dê no seu próprio pai pois ele foi o primeiro dos destruidores de PORTUGAL, pois foi ele o primeiro a pedir um resgate financeiro ao fmi e depois pediu o segundo. Resumindo para quem diz tantas babuzeiras ele e pioneiro e lider. Uma ultima conclusão esses socialistas são todos farinha do mesmo saco, dizem-se democratas mas são uma cambada de ditadores faxistas que não se contentam nem se conformam com a opinião dos outros, como isso vão ameaçando e tomando os comandos de assalto. É uma pouca vergonha
  • jacc
    08 abr, 2016 evora 17:22
    Nao gosto nunca gostei do Sr Joao Soares mas ganhou e mereceu o meu respeito com o seu pedido de demissao ao contrario de uma serie de chicos espertos que foram apanhados em diversos casos o mais gritante o tecnoforma e reagiu como se nada fosse com ele

Destaques V+