Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Soares demite-se, Costa aceita

08 abr, 2016 - 12:52

Soares explica que sai "por razões que têm a ver com profunda solidariedade com o Governo e o primeiro-ministro, e o seu projecto político de esquerda".

A+ / A-

O ministro da Cultura, João Soares, apresentou esta sexta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, a demissão das suas funções no Governo, invocando razões de solidariedade com o executivo. É a primeira baixa do Governo liderado por António Costa que tomou posse a 29 de Novembro de 2015.

Tal como a Renascença tinha avançado, o pedido de demissão já foi aceite pelo primeiro-ministro António Costa.

"Naturalmente aceitei o seu pedido de demissão", afirmou Costa, em declarações aos jornalistas na Casa do Roseiral, no Porto, depois de presidir à inauguração da última fase das obras do Centro Materno-Infantil do Norte.

António Costa sublinhou que "nos próximos dias" vai entregar ao Presidente da República "o nome de uma personalidade que substitua João Soares", sem esclarecer se já tem alguém pensado para o cargo.

O primeiro-ministro agradeceu ao ministro demissionário "a colaboração que deu, todo o empenho e energia que colocou no exercício destas suas funções enquanto ministro da Cultura".

António Costa disse ainda respeitar e aceitar a "avaliação que ele fez das condições que tinha para prosseguir no exercício destas funções".

As razões de Soares

"Torno público que apresentei esta manhã ao senhor primeiro-ministro, António Costa, a minha demissão do XXI Governo Constitucional. Faço-o por razões que têm a ver com a minha profunda solidariedade com o Governo e o primeiro-ministro, e o seu projecto político de esquerda", salienta João Soares no comunicado enviado à agência Lusa e a que a Renascença também teve acesso.

No mesmo comunicado, João Soares sublinha "o privilégio que representou" para ter integrado este Governo.

"E ter trabalhado com o primeiro-ministro, a quem agradeço a confiança. Demito-me também por razões que têm a ver com o meu respeito pelos valores da liberdade. Não aceito prescindir do direito à expressão da opinião e palavra", acrescenta.

Contactado pela Renascença, João Soares não quis fazer mais comentários sobre a situação.

Polémica

A demissão de João Soares surge depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter pedido na quinta-feira desculpa aos colunistas do jornal Público ameaçados com "estaladas" pelo ministro da Cultura, João Soares, e pediu aos membros do Governo que sejam "contidos na forma como expressam emoções".

"Tanto quanto sei o doutor João Soares já pediu desculpa aos visados pela forma como se expressou. Eu pessoalmente, quero também expressar publicamente desculpas a duas pessoas, a Augusto M. Seabra, por quem tenho particular estima, e a Vasco Pulido Valente, por quem tenho consideração", afirmou António Costa.

João Soares demite-se depois de ter publicado no Facebook uma mensagem onde ameaçava dar umas "salutares bofetadas" ao crítico cultural Augusto M. Seabra e a Vasco Pulido Valente, personalidades que criticaram a actuação do até agora ministro da Cultura.

“Em 1999 prometi-lhe [a Augusto M. Seabra] publicamente um par de bofetadas. Foi uma promessa que ainda não pude cumprir. Não me cruzei com a personagem, Augusto M. Seabra, ao longo de todos estes anos. Mas continuo a esperar ter essa sorte. Lá chegará o dia. Ele tinha, então, bolsado [bolçado] sobre mim umas aleivosias e calunias. Agora volta a bolsar [bolçar], no ‘Público’”, escreveu o ministro, no seu perfil pessoal no Facebook.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eu
    11 abr, 2016 23:49
    O Sr que demite sem consultar o seu superior só poderia ser demitido.
  • Pedro Junqueiro
    10 abr, 2016 Lisboa 14:23
    Claro que Costa aceita. Mortinho por o ver pelas costas estava ele. A coisa caiu-lhe que nem mel na sopa. Andava Costa a pensar como é que lhe havia de pôr uns patins e o homem vai e põe-se a jeito desta maneira. Costa aproveitou para lhe dar o golpe final quando pediu desculpas em nome dele. Desde criança que todos aprendemos que os raspanços nao se fazem publicamente. Mas Costa fê-lo, e com estrondo. À maneira de Costa, mestre nestes jogos do bota-fora. O que é que a criatura podia fazer? Sair pela porta dos fundos, claro, e de mansinho. Pelo meio ainda foi agradecendo, não se sabe bem o quê e o porquê. Mas enfim... história acabada, segue-se a próxima (vítima ou história, ou ambas).
  • Miguel Botelho
    09 abr, 2016 Lisboa 16:28
    São pessoas, como o «Eborense» culpadas das nossas desgraças e da crueldade que veio das nossas origens e que desaguou no governo de Pedro Passos Coelho. Creio até que os antepassados deste «Eborense», estão entre a multidão que procurava, com "farrunchos" aguçados tirar os olhos aos que caminhavam para o suplício antes de chegarem à fogueira. O pior dos 4 anos do governo de Pedro Passos Coelho, foi trazer esta crueldade e esta forma desumana de lidar com a sociedade.
  • Eborense
    08 abr, 2016 Évora 15:08
    Já que o Sr. Costa não teve coragem de o demitir, demitiu-se ele e fez muito bem. Já foi tarde! Esta é a 1ª demissão de muitas outras que se seguirão. A geringonça já começa a dar sinais de fadiga e mais 5 ou 6 meses demitir-se-á o resto e isso sucederá quando as contas forem feitas e se chegar á conclusão que mantendo este pseudo-governo, o País irá à falência de vez!
  • rosinda
    08 abr, 2016 palmela 14:28
    fez muito bem seu incompetente!
  • Carlos Pires
    08 abr, 2016 Vidago 14:01
    Não haverá um português com coragem para fazer a João Soares, o que ele prometeu fazer aos seus críticos? Ou seja, dar-lhe umas valentes bofetadas? É que ele já diligenciou merecê-las.
  • 08 abr, 2016 LISBOA 13:54
    O PAÍS ESTÁ DE PARABENS!!! EXCELENTE NOTÍCIA!!! .......QUAL É O PROXIMO TACHO?????
  • Antonio L. Varela
    08 abr, 2016 Alpedrinha 13:43
    NÃO ACREDITO ... Um bom ministro da cultura a demitir-se ... . Uma peninha . A ilustra família Soares foi , e é ,do melhor que pode haver em Portugal . Um país ingrato que não sabe aproveitar os seus melhores . Porém , que ninguém se preocupe porque em breve teremos o Sr. Dr. Soares num bom cargo .
  • João Lopes
    08 abr, 2016 Viseu 13:16
    O senhor ex-Ministro João Soares, tem todo o direito a ser educado!
  • Luis
    08 abr, 2016 Lisboa 13:13
    João Soares com 24 horas de atraso tomou a atitude que se impunha depois da "idiotice" que cometeu. Costa de imediato aceitou o seu pedido de demissão. Afinal há uma grande diferença, para melhor, entre a Geringonça e a Caranguejola. Estão lembrados do Passos, do Relvas, da Albuquerque do Irrevogável e de outras criaturas da Caranguejola menos dignas? Anda muita gente na politica cuja dignidade está ao nivel da sargeta.

Destaques V+