Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Colunistas ameaçados de bofetadas: Demissão de Soares impunha-se "do ponto de vista ético"

08 abr, 2016 - 13:28

João Soares pediu a demissão do Governo. O primeiro-ministro António Costa aceitou.

A+ / A-

Os dois comentadores a quem o ministro da Cultura, João Soares, prometeu "bofetadas" na rede social Facebook, consideraram esta sexta-feira, em declarações à agência Lusa, que a demissão do governante foi a decisão certa.

João Soares pediu a demissão do Governo ao primeiro-ministro, António Costa, invocando razões de solidariedade com o executivo, decisão que foi aceite, na sequência de ameaças de agressão física aos comentadores Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente, do jornal "Público".

Contactado pela agência Lusa, Augusto M. Seabra disse ter recebido a notícia da demissão "com alguma surpresa", mas considerou que foi "a mais saudável" e "a melhor do ponto de vista ético".

Por seu turno, Vasco Pulido Valente disse à Lusa que esta decisão do ministro da Cultura "não foi uma surpresa" porque considera que João Soares "não tinha outra saída".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Junqueiro
    10 abr, 2016 Lisboa 15:02
    Pergunto-me se alguns dos comentadores leram os artigos de Seabra ou de Pulido Valente. Eu li-os com atenção e nao encontro lá nenhum insulto pessoal, ao contrário do artigo de Saores que, para além de prometer bofetadas repetidamente, se espraia sobre a possibilidade dos cronistas escreverem sob efeitos do alcoól e quejandices, pondo em causa a idoneidade pessoal dos ditos. Nao conheço nenhum dos três, mas estou à vontade para dizer que nenhuma filiação ou simpatia partidária me faria aceitar que um qualquer governante usasse as palavras e as ideias que Soares usou para responder a críticas de que não gostou. E sobre a demissão, é só pensar um segundo: quem fez com que Soares pedisse a demissão foi António Costa, quando publicamente lhe veio dar um ralhete ao pôr-se ao lado dos cronistas e ao pedir desculpas pelo ministro. Mostrou-lhe a porta da rua e Soares limitou-se a sair. Ridículo foi que ainda agradecesse.
  • rosinda
    08 abr, 2016 palmela 22:01
    quem nao respeita os mais velhos nao respeita o proprio pai!
  • Fields
    08 abr, 2016 lx 21:00
    Mas alguém de bom senso borra as mãos nestes dois calunialistas. Se o sr. João Soares lhes quer dar "duas salutares bofetadas" deve usar uma tábua para o efeito! Agora que o ministro se demitiu nada o impede de cumprir a promessa, seja homem de palavra. Quanto aos OCS, foi o mesmo do costume, corporativismo puro e duro. Se os implicados fossem dois cidadãos sem ligação ao jornalismo nunca este desabafo teria tanta repercussão, nem teríamos tantas ovelhinhas a seguir religiosamente as patranhas de opinion makers e outros paineleiros.
  • Rui
    08 abr, 2016 Lisboa 20:53
    Então e porque é que estes 2 não se demitem devem estar a espera que alguem passe das palavras aos actos.
  • fanã
    08 abr, 2016 aveiro 15:22
    Pessoalmente sempre considerei que o cargo de ministro da cultura, ou qualquer outro cargo de ministro neste governo, não devia incluir a pessoa do Sr João Soares. Não é por isso que cauciono o insultuoso ataque mediático ao Ministro João Soares, destes dois colunistas de ética duvidosa, se J. Soares falhou estes dois artistas falharam igualmente !!!!......conclusão........ demitam-se também !!
  • Observador
    08 abr, 2016 Fnc 14:56
    Também do mesmo ponto de vista, ético, estes dois comentaristas teriam um caminho a seguir, abandonar simplesmente as colunas onde ofenderam, acusaram, denegriram! A ética é válida para os dois lados e na verdade o s-ºr d-ºr João Soares Ministro da Cultura foi também ofendido, pelo que tomar-se-ia também por decisão a inibição voluntária destes dois colunistas de voltarem a ocupar os espaços que deram azo a toda a polémica. Entre a presunção da ameaça física e a verbal nos moldes em que foi feita, esta última é bem mais caustica, bem mais agressiva, pelo que a demissão do governante em causa não se justificava! Umas bofetadas são quantas vezes bem menos ofensivas que uma, duas palavras!
  • Joao
    08 abr, 2016 Lisboa 14:54
    Estes artistas destes comentadores da treta não têm respeito por ninguém e depois chamam liberdade de imprensa
  • LUIS
    08 abr, 2016 acores 14:40
    Talvez o que falta em Portugal é mesmo umas boas bofetadas á moda antiga, principalmente nos parasitas da sociedade que adoram falar mas que não produzem nada.
  • Miguel Botelho
    08 abr, 2016 Lisboa 14:34
    Que haja igualdade de critérios. Se João Soares demite-se de ministro da cultura, Augusto M. Seabra e Vasco Pulido Valente devem abandonar os cargos de colunistas que ocupam, de momento.
  • Artur
    08 abr, 2016 Amora 13:53
    Sinceramente, eu sempre achei este João Soares, meio parvalhão ou mesmo um parvalhão completo, mas entre um parvo e dois fascistas eu ainda prefiro o parvo

Destaques V+