Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quer um T2 por 450 euros? Câmara de Lisboa aposta em rendas acessíveis

06 abr, 2016 - 18:55

Câmara de Lisboa lança programa a pensar em habitantes com rendimentos entre 7.500 a 40 mil euros por ano e que não sejam proprietários de imóveis.

A+ / A-

Veja também:


A Câmara de Lisboa anunciou esta quarta-feira o Programa Renda Acessível, que prevê o arrendamento de mais de cinco mil fogos por valores entre os 250 e os 450 euros, tendo os jovens como "destinatário primeiro".

Classificando este como um "programa de oportunidades de habitação para todos", o presidente da autarquia, Fernando Medina, admitiu que o projecto "tem um destinatário primeiro, que são os jovens", visando possibilitar que estes "possam viver na cidade de Lisboa".

Ainda assim, o Programa Renda Acessível destina-se a "um vasto segmento de pessoas" da classe média, pois poderá candidatar-se quem tenha rendimentos de 7.500 a 40 mil euros por ano e que não seja proprietário de imóveis, acrescentou o autarca.

Os contemplados serão escolhidos através de sorteio.

São 15 as áreas da cidade abrangidas por estes cinco a sete mil fogos: Avenida Marechal Teixeira Rebelo, Rua de São José, Paço da Rainha, Rua Gomes Freire, Avenida Marechal Costa Gomes, Vale de Santo António, Restelo (embaixadas), Rua Pardelha Sanchez, Lumiar (lote G2), Bairro das Laranjeiras, Alto da Ajuda, Bairro das Furnas, Bairro da Flamenga, Quinta Marquês de Abrantes e Bairro do Condado.

Um T2 por 450 euros

O autarca revelou que um T0 poderá ser arrendado por 250 euros, um T1 por 350 euros e um T2 por 450 euros, valores "significativamente abaixo dos que estão disponíveis no mercado".

De acordo com uma análise feita pelos serviços camarários em "sites" com casas para arrendar, estes preços rondam, actualmente, os 550, 800 e 900 euros, respectivamente.

Em causa estão parcerias do município com o sector privado: enquanto o primeiro disponibiliza terrenos e edifícios que são sua propriedade, ao segundo caberá construir ou reabilitar.

"Ao entrarmos com este património, eliminamos um dos grandes elementos de diferenciação dos custos das casas em Lisboa e nos concelhos limítrofes, que é o custo dos terrenos", sublinhou Medina.

Depois, por um período de "cerca de 35 anos", os espaços serão concessionados ao privado, que receberá o valor das rendas e no final devolve os imóveis à autarquia.

À Câmara de Lisboa, caberá também fazer equipamentos como escolas e creches e criar "instrumentos de minimização dos riscos da operação", como seguros de renda.

O valor estimado de património municipal envolvido (distribuído por 615 mil metros quadrados) é de 270 milhões de euros e o investimento a cargo dos privados ascende aos 681 milhões de euros.

Sobre prazos, Fernando Medina disse que os concursos de concessão vão ser lançados "até ao final deste ano" e que a construção durará "o mínimo de tempo possível". "Eu não quero dar uma data" para "não criar expectativas às pessoas", adiantou.

Fernando Medina indicou ainda que a autarquia tem tido uma "resposta positiva" por parte dos investidores do sector. Para o autarca, este será "um complemento" às políticas municipais de habitação.

Falando na ocasião, a vereadora da Habitação, Paula Marques, considerou que este é um "bom projecto para o alargamento da escala do direito à habitação".

O anúncio foi feito no dia em que Fernando Medina assinala um ano à frente da Câmara de Lisboa, após a saída de António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera Chambel
    08 abr, 2016 Serra da Luz 18:07
    como posso candidatar me?
  • antonio
    06 abr, 2016 lisboa 23:54
    As eleições devem estar próximas!!!!! Quem vai pagar estas promessas? Porque não baixam o IMI para quem já vive em Lisboa? Para quando políticos sem promessas. eleitos e competentes?

Destaques V+