Tempo
|
A+ / A-

Imagens chocantes chegam aos maços de tabaco a 20 de Maio

04 abr, 2016 - 18:45

No mesmo dia arranca uma linha telefónica para apoiar quem quer deixar de fumar.

A+ / A-

A linha telefónica de cessação tabágica vai arrancar no dia 20 de Maio, na mesma altura em que começam a ser postos à venda maços de tabaco com imagens chocantes e frases de alerta, revelou esta segunda-feira o director-geral da Saúde.

Mais de um ano após a primeira data anunciada pelo Governo para o arranque da linha de cessação tabágica, e após sucessivos adiamentos, este serviço volta a ter nova data prevista.

Aos jornalistas, o director-geral da Saúde especificou que a linha entra em funcionamento na mesma altura em que os maços de tabaco vão passar a ter imagens chocantes e frases de alerta sobre os riscos de fumar para a saúde.

Da embalagem de tabaco constará igualmente a linha telefónica para a qual o fumador deve ligar para obter informações e ajuda sobre programas disponíveis para ajudar a deixar de fumar.

A nova legislação, que foi publicada em agosto em Diário da República e entrou em vigor no início de Janeiro, determina que as embalagens de produtos de tabaco para fumar (como cigarros, tabaco de enrolar e tabaco para cachimbo de água) devem apresentar “advertências de saúde combinadas”, que incluem texto e fotografia a cores.

Algumas das opções constantes da “biblioteca de imagens” consistem em pulmões e línguas com tumores malignos, pessoas amputadas, mortas dentro de sacos ou em camas de hospital, uma mulher a cuspir sangue ou um bebé a fumar através de uma chucha.

Estas imagens são acompanhadas de frases de alerta, entre as quais “fumar provoca nove em cada dez cancros do pulmão”, “fumar provoca cancro da boca e da garganta”, “fumar provoca acidentes vasculares cerebrais e incapacidades”, “fumar agrava o risco de cegueira” e “os filhos de fumadores têm maior propensão para fumar”.

Além disto, passa a ser obrigatório as embalagens conterem duas advertências: “Fumar mata – deixe já” e “O fumo do tabaco contém mais de 70 substâncias causadoras de cancro”.

Ao todo, as advertências combinadas (texto e imagens) passam a ocupar 65% das embalagens, no caso dos maços de cigarros, em ambas as faces.

A nova rotulagem vai começar a ser usada nos maços a partir de 20 de Maio, sendo no entanto estabelecido ainda um período de um ano para escoar as embalagens antigas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 04 abr, 2016 castanheira 22:01
    Lá se vão vender milhares de cigarreiras para colocar os cigarritos!.......Talvez uns poucos deixem de fumar,mas.....se cada maço custasse 20 euros,aí de certeza que muitos deixavam o "vício".
  • Jorge
    04 abr, 2016 Lisboa 21:25
    Porque não metem este tipo de rótulos bem visíveis nas traseiras dos automóveis fabricas e todas as fontes de poluição porque essas também matam e mais que o tabaco por exemplo na bomba de gasolina "abasteça à vontade e pratique assassino em massa" isto é tudo uma vergonha só sabem é mandar areia para os olhos das pessoas.
  • rosinda
    04 abr, 2016 palmela 20:58
    acho bem!

Destaques V+