Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa promove recolha de donativos para ajudar vítimas de violência na Ucrânia

03 abr, 2016 - 12:02

Francisco anuncia uma colecta em todas as igrejas católicas da Europa no domingo dia 24.

A+ / A-
Ucrânia. Papa promove recolha de donativos para ajudar vítimas de violência
Ucrânia. Papa promove recolha de donativos para ajudar vítimas de violência

O Papa Francisco anunciou uma campanha para ajudar as vítimas da violência na Ucrânia. No final da missa a que presidiu na Praça de São Pedro, neste domingo da Divina Misericórdia, o Papa lembrou as populações que pedem reconciliação e paz.

“Penso, em particular, no drama de quem sofre as consequências da violência na Ucrânia, dos que permanecem nas terras atingidas pela hostilidade que já causou milhares de mortos e dos que - mais de um milhão - foram obrigados a deixá-las, devido à grave situação que perdura. Os mais atingidos são, sobretudo, idosos e crianças”, apontou o Papa.

“Além de os acompanhar em pensamento e oração constante, decidi promover uma ajuda humanitária a seu favor”, anunciou Francisco. A ajuda será prestada através de uma colecta em todas as igrejas católicas da Europa, no domingo dia 24. A recolha de donativos reverterá para as vítimas da violência na Ucrânia.

O conflito na Ucrânia arrasta-se desde Novembro de 2014, em particular no leste do país, colocando em confronto grupos separatistas pró-russos e as forças de Kiev pelo controlo de território.

O Papa Francisco fez ainda referência à jornada internacional contra as minas antipessoais, que se assinala amanhã, e pediu para que seja renovado o compromisso por um mundo sem minas.

“Demasiadas pessoas continuam a ser mortas ou mutiladas por estas armas terríveis e homens e mulheres corajosas arriscam a vida para recuperar os terrenos minados: renovemos, por favor, o compromisso por um mundo sem minas”, concluiu o Papa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+