Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visto de Bruxelas

​Refugiados e medidas-extra para Portugal que, afinal, não eram para já

11 mar, 2016 - 13:48

No espaço Euranet, fazemos o balanço da semana. A cimeira entre a União Europeia e a Turquia, as decisões do BCE para estimular a economia e ainda a visita a Lisboa do comissário responsável pelos Assuntos Económicos em destaque.

A+ / A-
Visto de Bruxelas (11/03/2016)

Começamos, pela cimeira entre a União Europeia e a Turquia que se realizou segunda-feira em Bruxelas. Deste encontro saiu um princípio de acordo com Ancara, em três pontos essenciais: travar a chegada à Grécia de novos migrantes; fechar as rotas actuais de migração ilegal; e realojar os refugiados de forma ordenada.

Para já, fica um acordo de princípio, mas o assunto vai regressar na próxima semana em Bruxelas no Conselho Europeu. O tema não é pacífico, tanto que, apesar do aparente afinar de posições em Bruxelas, no Parlamento Europeu já há vozes que contestam este acordo, e que o consideram ilegal. Também certo é que os refugiados não param de chegar à Europa e este acordo não parece conseguir travar todo este fluxo de migrantes. E se a Chanceler alemã voltou a condenar a decisão “unilateral” de alguns países, considerando que fechar as fronteiras, na rota dos Balcãs, não resolve o problema migratório na Europa, certo é que há cada vez mais Estados-membros a decidir unilateralmente o fecho de fronteiras externas.

Na Renascença, no programa Fora da Caixa, Pedro Santana Lopes defendeu uma intervenção das Nações Unidas, mas nos países de origem.

Novos estímulos do BCE

Outra notícia que marca a semana, a decisão do Banco Central Europeu para estimular a economia comunitária. O anúncio das medidas foi feito ontem em Frankfurt por Mario Draghi.

Mário Draghi expandiu o programa de compras de activos, baixou juros, e avançou com novos empréstimos de longo prazo aos bancos e os mercados reagiram com euforia. Mas, já esta manhã, vários analistas punham a pergunta: “será que esta demonstração de poder por parte do BCE não é, de facto, um sinal de desespero?”

O caso português numa semana de sim/não/talvez

O comissário europeu dos Assuntos Económicos esteve ontem em Lisboa, e garantiu que só em meados de Maio é que a Comissão Europeia irá fazer novas recomendações a Portugal. Pierre Moscovici esteve reunido com o Primeiro-ministro e com o ministro das Finanças. No final da reunião com Mário Centeno, o comissário assegurou que não estiveram em discussão quaisquer medidas adicionais de austeridade. Moscovici tentou afastar polémicas, depois de ter começado a semana a afirmar que seria necessário um plano B em Portugal, ter sido corrigido por Juncker e ter depois vindo dizer que “não era nada disso”.

Carlos Moedas reúne-se com a Comissão dos Bispos da Comunidade Europeia em Bruxelas.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+