Tempo
|
A+ / A-

​Hospitais usam estratagema para impedir cirurgia de doentes no privado

28 mar, 2016 - 11:11

Ministério da Saúde vai fazer auditorias internas sobre gestão de tempos de execução do programa de vales-cirurgia.

A+ / A-

Há hospitais que estarão a atrasar cirurgias, boicotando a possibilidade de os doentes serem operados noutros estabelecimentos hospitalares. A Entidade Reguladora da Saúde recebeu mais de 330 reclamações por estes atrasos em 2015 e nos primeiros meses deste ano.

São números avançados pela edição desta segunda-feira do “Jornal de Notícias” (JN) . O matutino aponta o exemplo do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), onde há cerca de 500 processos de cirurgias pendentes, de forma a evitar que os tempos máximos de espera sejam ultrapassados.

De acordo com o jornal, o hospital, ao catalogar o processo clínico do doente como pendente, leva a que a cirurgia não seja agendada, pelo que "o prazo deixa de contar e o vale cirúrgico será evitado, tal como a falta de produtividade é mascarada". Outra prática no CHTS, que integra os hospitais de Penafiel e de Amarante, é o doente não ser inscrito depois de ir à consulta para não se iniciar a contagem de tempo.

Contactado pela Renascença, o hospital recusou fazer qualquer comentário.

O “Jornal de Notícias” confrontou o Ministério da Saúde sobre estes casos. Na resposta, a tutela disse que “irá providenciar auditorias internas transversais relativas ao tema da gestão de tempos de execução do programa de vales-cirurgia”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+