Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Deco responde

Sabia que a sua rua pode estar mais cara? E o seu IMI também?

24 mar, 2016 - 12:45 • Deco

A nota de cobrança do Imposto Municipal sobre Imóveis chega em Março e o pagamento pode ser dividido em duas ou três prestações, consoante o valor.

A+ / A-

Veja também:


O coeficiente de localização das casas – um dos elementos usados na avaliação dos imóveis- foi actualizado e, nalguns casos, aumentou de modo significativo.

O que pode mudar com essa alteração?

Pode haver duas complicações. Se o coeficiente aumentou substancialmente, elimina a poupança que obteria com a actualização de outros coeficientes usados no cálculo do IMI (o valor de construção por metro quadrado e a idade do imóvel). Se o coeficiente de localização desceu, significa que está a pagar IMI a mais, porque há três coeficientes inflacionados.

Como posso poupar no pagamento do IMI?

Vamos por etapas:

  1. Em primeiro lugar, precisa de ter consigo a caderneta predial da sua casa. Pode descarregá-la gratuitamente no Portal das Finanças e se ainda não tiver senha de acesso, pode pedi-la nesse mesmo portal (demora cerca de cinco dias úteis a chegar ao seu domicílio fiscal, que deve estar actualizado). Caso possua mais de um imóvel, escolha a caderneta predial daquele que pretende consultar.
  2. Só precisa de consultar a parte da caderneta predial relativa aos "Dados de avaliação".
  3. Utilize um simulador para calcular o valor do seu IMI. A Deco dispõe de um em Pague menos IMI, mas existem muitos outros disponíveis na Internet.
  4. Compare os valores da sua simulação com aqueles que a nota de cobrança indica para pagar.

Posso sempre poupar?

Não, por vezes, não é possível poupar no IMI. No caso de possuir um imóvel com mais de 60 anos, por exemplo, só se o valor de construção vier a ser revisto em baixa pelo Governo poderá obter uma poupança.

A recente alteração dos coeficientes de localização pode anular a poupança que seria obtida pela actualização do valor de construção e da idade do imóvel.

Noutras situações, é possível que a poupança só possa ser obtida daqui a alguns anos, fruto do "envelhecimento" do imóvel.

Quando se paga o IMI?

O contribuinte recebe, em Março de cada ano, a nota de cobrança. Se o valor do imposto for entre 250 e 500 euros, o fisco divide-o em duas prestações, que devem ser pagas até ao final de Abril e de Novembro.

Se ultrapassar 500 euros, é repartido por três prestações, a pagar em Abril, Julho e Novembro.

Todas as sextas-feiras, a Renascença e a Deco dão-lhe dicas e conselhos práticos sobre situações do dia-a-dia. Se tem alguma sugestão ou gostaria de ver algum assunto esclarecido escreva para online@rr.pt

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Fernandes
    02 ago, 2016 AGUALVA-CACÉM 05:58
    Têm-se gasto rios de tinta a escrever sobre IMI, no entanto este "tributo" ainda não passou a imposto. Parece-me tão fácil resolver o problema da avaliação dos imóveis, de modo a que os proprietários também tenham uma palavra a dizer sobre o assunto. Se o Código do IMI tivesse esta cláusula: "Se o proprietário não concordar com a avaliação, feita pela autarquia, assiste-lhe o direito de entregar o bem à respectiva autarquia e esta, fica obrigada a comprá-lo pelo valor avaliado".
  • lagidiv
    02 abr, 2016 Almada 15:28
    Boa! Então o Imóvel envelhece e em vez de valer menos não pagamos mais devido a ter mais anos é assim?
  • Carlos Oliveira
    02 abr, 2016 Lisboa 12:51
    Espero que publiquem o meu comentário. A minha opinião é que a Deco não resolve o problema dos custos de manutenção de contas. Caso mais grave da Banca. Cobra custos de manutenção de conta nos empréstimos de habitação. Isto é um abuso e um roubo. A partir do momento que a conta não pode ser encerrada e não havendo nada sobre o contrato de habitação em relação a saldos mínimos, a banca está a cobrar abusivamente custo sobre a existência destas contas. Mais grave com ao acordo do BP.
  • Luis Esteves
    02 abr, 2016 Lisboa 11:59
    gostava de saber mais
  • pipa
    30 mar, 2016 lisboa 09:58
    treste andamos sempre a pagar o IMI da casa que esta ja paga nao deviamos pagar o IMI qualquer dia temos que pagar o IMI todos os meses vergonha ja nao falta muito

Destaques V+