Tempo
|
A+ / A-

Ponto por ponto. O que sabemos sobre os atentados de Bruxelas

22 mar, 2016 - 20:09 • Ricardo Vieira

Jihadistas voltaram a atacar a Europa. Há pelo menos 31 mortos e 300 feridos.

A+ / A-
O ataque ao coração da Europa em 90 segundos
O ataque ao coração da Europa em 90 segundos

Veja também:


O terrorismo voltou a atacar alvos civis no coração da Europa. Bruxelas foi alvo de dois atentados que provocaram dezenas de mortos (pelo menos 31, no balanço mais recente) e centenas de feridos (314) num aeroporto e numa estação de metropolitano.

Ainda há muitas perguntas sobre o que aconteceu esta terça-feira na capital belga e algumas certezas sobre estes ataques já reivindicados pelo autoproclamado Estado Islâmico.

  • Duas grandes explosões foram ouvidas no aeroporto pelas 7h00 (hora de Lisboa). Dois terroristas fizeram-se explodir na zona das partidas, avançou o procurador federal.
  • Cerca de meia hora depois, ainda em hora de ponta, uma outra bomba explode na estação do metro de Maalbeek, a 200 metros da Comissão Europeia, no momento em que um comboio chega à estação.
  • O aeroporto foi encerrado e as ligações de comboio para a capital foram suspensas. O espaço aéreo belga foi encerrado.
  • Os ataques provocaram, pelo menos, 31 mortos e 314 feridos. Vários órgãos de comunicação social avançaram na terça-feira que havia 34 vítimas mortais.
  • Entre os feridos estão duas dezenas de portugueses. A primeira notícia, na terça-feira, dava conta apenas de uma enfermeira de 30 anos, natural de Coimbra. Na quarta-feira, a Renascença falou com André Pinto, que perdeu a audição de um ouvido e a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas actualizou o número total de cidadãos portugueses afectados.
  • A polícia belga terá detido Fayçal Cheffo, alegadamente o terceiro terrorista do aeroporto que foi apanhado por uma imagem captada por uma câmara de videovigilância. Um outro suspeito estará ainda em fuga.
  • No total quatro pessoas terão estado directamente envolvidas nos atentados:
    • Na dupla explosão no aeroporto de Zaventem foram apontados três suspeitos. Dois morreram e um, ainda por identificar, está em fuga. Os dois terroristas morreram são Brahim El Bakraoui, identificado através digitais, e Najim Laachraoui, ambos de nacionalidade belga.
    • Na estação de metro de Maelbeek, o bombista, também identificado pelas impressões digitais, é Khalid El Bakraoui, irmão de Brahim que se fez explodir no aeroporto. Ambos tinham antecedentes criminais não ligados ao terrorismo. As autoridades belgas suspeitam agora de um segundo homem envolvido neste ataque, que ainda não foi identificado, mas que aparece nas câmaras de vigilância com um grande saco.
  • Ibrahim El Bakraoui foi duas vezes deportado da Turquia: uma em Julho de 2015 e outra em Agosto do mesmo ano. A informação foi avançada pelo Governo turco, que acusa as autoridades belgas de o terem deixado escapar.
  • Uma bomba com pregos, produtos químicos e uma bandeira do autoproclamado Estado Islâmico foram encontrados numa busca em Schaerbeek, Bruxelas.

[notícia actualizada às 02h10 de domingo, 27 de Março]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    24 mar, 2016 Lisboa 22:56
    Alguém já tentou saber porque é que estes chamados terroristas, em vez de atacarem as sedes dos governos, somente atacam aeroportos e paragens de metro?
  • Miguel Botelho
    24 mar, 2016 Lisboa 09:23
    Se alguém tiver paciência, o melhor é ler o artigo de Thierry Meyssan (em português), «Como a Turquia apoia os jiadistas». Se não conseguirem, está aqui: http://www.voltairenet.org/article190364.html Não é com atentados forjados que se resolve o problema. Ao que parece, o problema tem um nome: Recep Tayyip Erdoğan, o presidente da Turquia.
  • rosinda
    24 mar, 2016 palmela 02:40
    terrorismo relegioso!
  • rosinda
    24 mar, 2016 palmela 02:37
    ninguem merece ir pro galheiro por causa de terroristas!
  • rosinda
    24 mar, 2016 palmela 02:27
    acabei de ler o artigo de opiniao de nuno melo no site jornal noticias! depois ataque as torres gemeas tem sido uma desgraça algum nuno melo vai foi pro galheiro!
  • Miguel Botelho
    23 mar, 2016 Lisboa 19:56
    A televisão, através das suas habituais caras simpáticas (todas elas cheias de pepsodent... que combate o tártaro e não os tártaros) divulga que os criminosos são membros do «Daesh» ou «ISIS». Pela imprensa alternativa, venho a saber que elementos do «ISIS» ligados ao bando «Al-Nusra» foram tratados em hospitais de Israel e armados pelo exército turco, na batalha de Kobani. Foram também ajudados pelos terroristas americanos da «Blackwater» e financiados pelos sultões medievais sauditas. Quase todos aqueles que acompanharam os bombardeamentos da NATO na Líbia e que acompanham a guerra na Síria, sabem dos países que estão por detrás dos apoios, em armas e tecnologia, aos chamados grupos do «Daesh» (agora Daesh, porque já foram «Al-Qaeda»).
  • portuga
    23 mar, 2016 porto 13:39
    Tudo está a decorrer segundo o decidido pelo Clube de Bildeberg. O criminoso que participou no encontro da Base das Lajes que o diga...
  • Ah, poisé!
    23 mar, 2016 antieuropa 12:34
    O problema está na integração desta escumalha nojenta. Como é possível haver bairros repletos destes animais, na europa, onde apoiam o isis, Por exemplo, em França uma sondagem tendo como alvo a população muçulmana, feita em Maio de 2015, apresentou dados preocupantes. Uma parte significativa de uma faixa etária consultada, jovens dos 18 aos 25 anos, via com bons olhos as acções do DAESH (ndr: terroristas do autodenominado estado islâmico). Aqui reside o problema. Deixem-nos à vontade, deixam-nas usar a burka, permitem as mesquitas, até conseguem desviar a carne de porco nas escolas, tudo para respeitar estas bestas sem cérebro. Veja-se em itá lia, vergonhoso, até as estátuas foram tapadas. O mal já está enraizado nesta europa da mer--, com liders da mer---com muita gente hipócrita da europa a apoiar e respeitar este lixo de gente. E quando se fala em guerra, deveria-se começar era por estas bestas que estão já radicalizados na europa. Veja-se salam abdeslam, onde foi protegido por muitos dos seus vizinhos...
  • passado adiado
    23 mar, 2016 lisboa 06:05
    desculpem mas não chamem "terroristas" a essa canalha, chamem-lhes "FRUSTRADOS", "COVARDES" isso sim é o que eles realmente são . . .
  • fr
    23 mar, 2016 Portugal 00:39
    sabem quantas pessoas morre por dia na europa? ok, velhice não conta, mas as que não recebem transplantes ou não lhes foi dado o melhor atendimento, ou por acidentes de trabalho etc?? digo já. Isto merece atenção, mas o resto mereçe tanta atenção também.

Destaques V+