Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido com número recorde de menores detidos por terrorismo

17 mar, 2016 - 12:40

Dados do Ministério Administração Interna britânico revelam também um aumento das detenções de mulheres.

A+ / A-

As autoridades britânicas detiveram um número recorde de menores por suspeitas de terrorismo no ano passado: foram 16 jovens até aos 18 anos.

Em 2014 tinham sido 10, segundo os dados revelados esta quinta-feira pelo Ministério Administração Interna britânico.

A mesma fonte revela que a detenção de suspeitas do sexo feminino também registou um aumento de 15% (45 mulheres).

Apesar disso, no total foi registada uma ligeira diminuição de detenções relacionadas com terrorismo 280 contra 289 no ano anterior.

O nível de ameaça terrorista no Reino Unido mantém-se no “grave” – o segundo mais alto. Isto quer dizer que as forças de segurança consideram “altamente provável” que aconteça em breve um atentado em território britânico.

A última vez que o nível de alerta esteve tão elevado foi em meados de 2011.

“De uma forma geral esta descida está relacionada com menos detenção relacionadas com o terrorismo doméstico – 15 registadas até final de Dezembro de 2015 -, em comparação com o ano as 28 do ano anterior”, refere a nota oficial.

No arranque de 2016, a agência de polícia europeia - Europol alertou que o Estado Islâmico planeia ataques em grande escala contra o Ocidente.

"Grupo extremista desenvolveu uma nova capacidade de combate para lançar uma campanha de ataques terroristas em grande escala a nível global, com especial foco na Europa", disse o director da agência Rob Wainwright.

O último grande ataque dos jihadistas foi em França. Os atentados de 13 de Novembro em Paris fizeram 130 mortos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+