Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lula aceita cargo de ministro da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff

16 mar, 2016 - 14:57

O ex-Presidente brasileiro assume o cargo de "super-ministro" no já periclitante governo "petista", o que leva as suas ligações ao caso "Lava Jato" a serem agora julgadas pelo Supremo Tribunal. Tomada de posse é a 22 de Março.

A+ / A-

O ex-Presidente da República Lula da Silva aceitou o cargo de ministro da Casa Civil no Governo de Dilma Rousseff, segundo comunicado emitido pelo palácio presidencial cerca das 17h de Lisboa. A tomada de posse será no dia 22 de Março.

O acordo foi fechado numa reunião no Palácio da Alvorada, em Brasília, num encontro onde estiveram também os ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, e o Jaques Wagner, que, segundo a "Folha", deixará o comando da Casa Civil e será chefe de gabinete da Presidente brasileira, o que na prática lhe dá a coordenação de todo o Governo brasileiro.

A informação já tinha sido avançada pelo líder do partido de Rousseff na Câmara, Afonso Florence, e pelo líder do governo José Guimarães.

Lula da Silva já se tinha encontrado com Dilma e Wagner para tomar o pequeno-almoço esta quarta-feira.

O Governo tem vindo a forçar o argumento de que a ida de Lula da Silva para o governo é "um último lance", segundo a imprensa brasileira, para salvar o mandato de Dilma Rousseff.

Já a oposição ao PT afirma que a ida de Lula para o Palácio do Planalto é "uma tentativa de o proteger da mira do juiz federal Sérgio Moro" em Curitiba, segundo o jornal "O Globo", já que Lula passa agora para a jurisdição do Supremo Tribunal Federal do Brasil.

[Notícia actualizada às 17h14]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cesar Scharfmann
    17 mar, 2016 São Paulo 00:22
    É Brasil... não me assusto com mais nada. Pode ser PT, PSDB, PMDB, PP, não muda nada. Como costumam dizer aqui: É tudo farinha do mesmo saco. Eu mesmo já perdi a esperança que um dia (oiço isso desde miudo) melhorar... Desanima qualquer um, o jeito é pegar o pouco que sobrou e ir embora.
  • Polvo
    16 mar, 2016 Lisboa 21:46
    Esta nomeação não é para safar o lula é para safar a dilma...
  • Joca
    16 mar, 2016 Terra 18:21
    As prisões brasileiras parece que são muito duras, e há que salvar o couro...
  • Luis
    16 mar, 2016 Lisboa 18:06
    Estes Brasileiros também são bons alunos. De tal maneira que até superam os mestres. Andaram séculos a aprender com o Portuga e agora dão-lhe cartas.
  • Tó Mané
    16 mar, 2016 Almada 15:38
    O social fascismo no seu melhor !!!!
  • Jean
    16 mar, 2016 São Paulo - Brasil 15:37
    O Brasil está cada vez pior com esses no poder. Eles não governam pro Brasil, não governam para o povo, governam para si mesmos. Devolvam o Brasil a Portugal por favor!!!! hahahaha
  • Fernando Magalhães
    16 mar, 2016 Massamá 15:34
    Sempre é melhor ser ministro do que ser preso...
  • Americo
    16 mar, 2016 Leiria 15:32
    Qualquer semelhanças com a realidade Portuguesa é pura coincidência!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Frankie
    16 mar, 2016 Viseu 15:31
    Pois, Carlos Costa, já a social democracia é um antro de virtudes.
  • Viajante
    16 mar, 2016 Portugal 15:28
    E assim se vão safam os corruptos, não percebo como é que no brasil ainda ninguém lhes tratou da saúde!!!

Destaques V+