Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SNS vai receber 200 milhões das farmacêuticas

15 mar, 2016 - 20:44

Em troca, o Ministério da Saúde compromete-se a promover condições de acesso dos doentes a medicamentos inovadores.

A+ / A-

As farmacêuticas vão contribuir com 200 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), ao abrigo de um acordo assinado esta terça-feira com o Ministério da Saúde.

O Estado prevê gastar, este ano, um total de 2.000 milhões de euros com medicamentos. Este entendimento alivia parcialmente esse encargo.

Em troca, o Ministério da Saúde compromete-se a promover condições de acesso dos doentes a medicamentos inovadores.

O acordo foi assinado entre o ministro Adalberto Campos Fernandes e os presidentes da Apifarma – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento.

Em declarações à Renascença, o ministro saúda o protocolo, uma vez que o país tem uma situação orçamental que não está totalmente controlada.

“Nós estamos numa fase de recuperação, mas estamos longe de ter a situação orçamental estabilizada. Mais uma vez, a Apifarma assumiu perante o Estado e o Governo português a responsabilidade de ser um parceiro activo num crescimento que tenha sustentação, que permita o acesso à inovação terapêutica de qualidade, num quadro de controlo e de exigência orçamental. Eu creio que na véspera da aprovação do Orçamento do Estado, é um contributo relevante que o Ministério da Saúde dá”, afirma Adalberto Campos Fernandes.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Armando
    15 mar, 2016 Coimbra 23:31
    A farmacêuticas tem que perceber que se os doentes morrem, deixam de ser necessários os medicamentos!

Destaques V+