Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Breivik faz saudação nazi no início de julgamento contra o Estado

15 mar, 2016 - 09:03

O radical de extrema-direita, de 37 anos, é autor do massacre que fez 77 mortes na Noruega, em 2011.

A+ / A-

Anders Breivik, autor do massacre que fez 77 mortes na Noruega, em 2011, fez uma saudação nazi no início do processo contra o Estado, que acusa de “tratamento desumano e degradante” na prisão.

Depois de ter entrado no ginásio da prisão de Skien, no sul da Noruega, transformado para a ocasião, o radical de extrema-direita voltou-se para os jornalistas e estendeu o braço direito em silêncio.

Breivik compara as condições em que vive com "tortura". Segundo o advogado, o seu cliente tem estado "muito stressado devido ao seu isolamento".

Desde que foi condenado a 21 anos de prisão - prorrogáveis de forma indefinida - em 2012, Breivik, de 37 anos, tem estado num estabelecimento de segurança máxima. Primeiro, na prisão de Ila, a oeste de Oslo, e agora em Skien, ao sul da capital.

As autoridades dizem que a sua correspondência é censurada para evitar que crie uma "rede extremista". Quem o visita são sobretudo profissionais de saúde.

Em Setembro do ano passado, Breivik ameaçou fazer uma greve de fome, como protesto. Diz que as "condições hostis" em que vive forçaram-no a desistir de um curso de Ciência Política na Universidade de Oslo.

A sua cela tem uma televisão e um computador, mas sem acesso à Internet.

A 12 de Julho de 2011, o norueguês fez explodir uma bomba perto de um edifício público, matando oito pessoas. Seguiu depois para a ilha de Utoya, onde decorria um encontro de jovens trabalhistas e matou a tiro 69 pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    15 mar, 2016 aveiro 19:18
    Raios...............já tinha varrido da minha memoria este MONSTRO , e vem agora mostrar de novo este focinho de cão !
  • António Costa
    15 mar, 2016 Cacém 14:10
    Sem Internet? Teve de desistir de um Curso Superior de Ciência Política? Penso que a greve de fome é uma ótima solução! O direito à greve é um direito inalienável em Democracia! O Sr. Anders Breivik deve iniciar imediatamente uma greve da fome e leva-la até as últimas consequências!
  • Rui
    15 mar, 2016 LeiriA 13:37
    não percebo como a comunicação social tanta cobertura e protagonismo dá a este tipo de situações..
  • José Gonçalves
    15 mar, 2016 Alfragide 12:45
    Mandem-no para uma prisão em Portugal, os presos ensinam-lhe uma nova profissão.
  • StormRider
    15 mar, 2016 NoWhere 12:18
    TI Maria, Efetivamente, nao existe saudacao NAZI, existe sim a saudacao ROMANA. Na realidade ela ainda e' muito usada no Norte de Africa e mesmo no Medio Oriente, um exemplo disso e' o Hezbollah que a usa normalmente em todos os seus eventos com por exemplo, paradas militares, juramentos de bandeira, comicios,etc. Mas nao se pense que e' so' o Hezbollah, muitos outros movimentos de diversa indole e orientacao politica e/ou civil a usam ainda hoje nessas regioes sao o minimo problema de cariz moral. O Imperio Romano deixou nessas zonas uma marca indelevel que nem mesmo o Islao conseguiu apagar ao fim destes seculos todos.
  • Carlos
    15 mar, 2016 Lisboa 12:15
    O tipo matou 77 pessoas inocentes, tens estas atitudes, e ainda tem televisao e computador, há muitos reuigiados que nem um pedaço de pão têm
  • LUIS
    15 mar, 2016 ACORES 12:05
    Talvez um pouco de caviar ao fim do dia lhe torne o dia mais agradável?? pancadas, pancadas pancadas. coices na espinha..........
  • Maria
    15 mar, 2016 santarem 12:04
    TADINHO, ainda dão protagonismo a este "ser"
  • Carlos
    15 mar, 2016 Aveiro 12:00
    Por estas e por outras os USA são um grande país, eles sabem lidar com isto muito melhor que os Europeus...Vergonha.....
  • desatina carreira
    15 mar, 2016 queluz 11:52
    Um lutador não desiste

Destaques V+