Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Protesto de suinicultores

Protesto dos suinicultores teve bastonadas e muito trânsito. A luta vai continuar

11 mar, 2016 - 15:20

A situação esteve tensa e a polícia foi obrigada a intervir mas, após várias horas a condicionar o trânsito em Lisboa, a situação voltou ao normal.

A+ / A-
Suinicultores envolvem-se em confrontos com a polícia
Suinicultores envolvem-se em confrontos com a polícia

Veja também:


Os suinicultores, que esta sexta-feira protestaram em Lisboa, começaram a desmobilizar da manifestação às 21h40, com a promessa de que a luta pelo sector vai continuar.

Perante os suinicultores, concentrados na Avenida Santos e Castro, na Alta de Lisboa, Vitor Menino, presidente da Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores, sublinhou que "o sector da suinicultura demonstrou hoje união, coesão e determinação para atingir o objectivo que é servir o país, os trabalhadores e todos aqueles que dependem deste sector".

De acordo com este responsável, dependem deste sector cerca de 200 mil portugueses, que apenas querem "trabalhar, produzir e contribuir para a sustentabilidade de Portugal".

Este responsável lamentou a posição do Ministério da Agricultura, que não quis receber os representantes do sector da suinicultura, demonstrando que as muitas centenas de milhões de euros que este sector produz "não são importantes para o governo, nem para o país".

Os suinicultores prometeram desmobilizar o protesto depois de não terem sido recebidos pelo ministro da Agricultura, mas chegaram a tentar cortar a Segunda Circular e a polícia teve de intervir. Houve algumas bastonadas e o corpo de intervenção foi reforçado no local. Uma ambulância foi ao local assistir um dos suinicultores que foi atingido por gás pimenta atirado pelas autoridades que tentavam acalmar a situação.

Cerca de 80 camiões de suinicultores portugueses estiveram estacionados na Avenida Santos e Castro, paralela ao aeroporto da Portela, em Lisboa.

Um outro grupo, cerca de meia centena, esteve no Terreiro do Paço, na capital, para tentar falar com o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, mas o encontro não chegou a realizar-se. Os manifestantes depositaram as bandeiras negras que traziam em frente à porta do Ministério e seguiram para a Alta de Lisboa, para onde a polícia encaminhou os suinicultores que vinham nos camiões, medida justificada com questões de segurança.

Os manifestantes chegaram a prometer bloquear a cidade de Lisboa, recorrendo a três centenas de camiões. Pelas 16h00, dezenas de veículos de transporte de porcos encontravam-se a caminho de Lisboa a partir de várias direcções num protesto.

Fontes da polícia contactadas pela Renascença confirmam que havia pelo menos uma centena de camiões a dirigirem-se para Lisboa, sobretudo pela A1, e em grupos de 10 a 20 veículos. Também havia indicação de camiões a chegar do sul, através da ponte 25 de Abril.

A PSP tinha ordens para não deixar os camiões chegar ao centro da cidade, mas sim escoltá-los para um local onde possam estacionar sem perturbar o trânsito.

“Estamos a fazer todos os esforços para impedir que eles [suinicultores] saiam daqueles eixos fundamentais, como a Segunda Circular e o Eixo Norte-Sul, e que entrem nas avenidas [centro] de Lisboa”, explicou o comissário Rui Costa, em declarações à Lusa.

Segundo o oficial, esta decisão prende-se unicamente com questões de segurança: “se eles [suinicultores] o fizerem corremos o risco de ficarem impedidas avenidas fundamentais da cidade de Lisboa e que os cidadãos da cidade não tenham capacidade de mobilidade, e a segurança deles fica comprometida, nomeadamente em relação à saída de veículos de emergência e socorro”.

Quanto vale a carne de porco que comemos?
Quanto vale a carne de porco que comemos?

As causas do protesto

As reivindicações dos suinicultores já têm vários meses. Em Janeiro vários camiões e profissionais bloquearam a entrada do armazém de distribuição de uma cadeia de hipermercados, num protesto que teve alguns momentos de tensão.

Os suinicultores queixam-se dos preços a que a carne de porco é vendida nos hipermercados, dizendo que estão a ter de suportar as promoções. Na altura também levantaram objecções quanto a problemas de rotulagem, dizendo que há carne que vem do estrangeiro que é vendida como se fosse de origem nacional.

Em Portugal, estão registados cerca de quatro mil suinicultores industriais, num total de quase 14 mil explorações.

[Notícia actualizada às 22h04]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • GS
    13 mar, 2016 Pais de Merda 23:05
    Pelo tio de comentários aqui proferidos só revela a tremenda ignorância que paira neste pais.... A maior parte não tem a mínima noção do que diz, infelizmente é o povo que temos.
  • Domingos
    12 mar, 2016 Ancora 09:25
    Ainda bem que acordaram e se manifestam! Para estes não há sindicatos! E ainda vejo gente a defender este governo!
  • Carlosé
    11 mar, 2016 Leiria 20:00
    Esta cambada de parasitas, pertencentes quase todos ao meu distrito, são uns mamões do caneco, poluem até dizer chega (ribeira dos milagres por ex), vendem leitão aos montes para o fazer o leitão assado que enxameia por todo o distrito, disso não se queixam, meterem a guita no bolso por baixo da mesa. Mas como são todos uns Cavaquistões de primeira os mandões deles, ordenaram-lhes para desestabilizarem o governo actual, que não é da cor , tivessem pedido ao anterior governo, porque o problema segundo parece é antigo, mas como todos andam com a cartolina laranja no bolso, nem piaram antes.. Estão também com eles apertados porque este ministro do Ambiente se calhar vai apertar com eles.... querem é mama.
  • maria
    11 mar, 2016 lisboa 19:45
    é díficil ter pena dos porqueiros .Na região da lourinhã era velos á alguns anos a poluir ( ainda hoje), com a suas amantes nos seus mercedes, cheios de dinheiro...
  • Carlos Gonçalves
    11 mar, 2016 Seixal 19:36
    Só não entendo porque é que durante 4 anos não vieram com os porcos e os camiões para Lisboa e agora querem que o governo resolva em 3 meses o que os outros não resolveram em 4 anos... porque não foram pôr os porcos à porta de casa da cristas??
  • Rui
    11 mar, 2016 Ovar 19:33
    Porcos em Lisboa? Perfeitamente natural
  • Fausto
    11 mar, 2016 Boliqueime 18:46
    Os porcos vão para a terra certa
  • Mrsrosa55
    11 mar, 2016 Amadora 18:39
    O "CARLOS COSTA" continua a insistir no disco riscado dizendo que o "bosta" está a ocupar indevidamente um lugar que não lhe pertence, refere-se obviamente a António Costa. Deve ser muito estúpido e deveria fazer o seguinte exercício de inteligência: Será que já imaginou Passos Coelho no governo com a maioria dos deputados votando contra ele? O próprio Passos Coelho disse logo que se recusava a estar num governo nessas condições, por isso este "CARLOS COSTA" deve ser muito estúpido! Pois fique sabendo que PSD+CDS perderam 23 deputados, apesar terem ido a eleições em conjunto.
  • Dinis
    11 mar, 2016 porto 18:28
    Deviam ter escolhido a cidade do porto, condiz mais com a natureza da industria e daria melhores titulos noticiosos, as pessoas só comem carne se quiserem, como animais inteligentes sabemos fazer melhor que muitos animais e percebemos que comer carne em geral não é vantajoso e a de porco prejudicial mais a agravante que estas industrias sao baseadas em sofrimento animal.
  • Marisa
    11 mar, 2016 Lisboa 18:26
    Ironisando.....que tal exportar para paises árabes e assim já se iam integrando na europa. Nao querem vir...habituem-se. Cuidado que temos uma nova pide. Politicamente incorreto discutir emigração.

Destaques V+