Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo elogia Guterres. “O vulto mais brilhante da minha geração"

10 mar, 2016 - 18:26

Novo Chefe de Estado manifestou ainda o seu orgulho pelas comunidades portuguesas no estrangeiro.

A+ / A-

O Presidente da República diz que a candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas é "congregadora" e "a favor de todos", considerando que se o ex-primeiro-ministro for eleito será "brilhante" no cargo.

"É uma candidatura a favor de todos, congregadora, baseada no extraordinário mérito do candidato e assente na certeza de que, caso seja eleito, António Guterres será um brilhante secretário-geral das Nações Unidos", afirmou o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, numa intervenção na apresentação de cumprimentos pelo corpo diplomático, que decorreu no Palácio da Ajuda.

Considerando que António Guterres "valorizará a ONU e fará com a inteligência e capacidade que todos lhe reconhecerem a ponte entre as nações", o novo Presidente da República introduziu mesmo aquilo que chamou de "nota pessoal" admitindo que o ex-primeiro-ministro e antigo Alto-Comissário para os Refugiados "é certamente o vulto mais brilhante" da sua geração.

Numa longa intervenção, de mais de 30 minutos e em que começou por avisar que iria manter a sua "autenticidade" e quebrar "um bocadinho o protocolo", Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre a moldura legal que enquadra as relações internacionais portuguesas, focou-se na geografia e história de Portugal e destacou o papel das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e das comunidades estrangeiras residentes em Portugal, sublinhando a forma como contribuem para os portugueses se relacionarem com os outros.

"Independentemente do Presidente da República ou do Governo que estiverem em funções, Portugal está comprometido a respeitar os tratados e as convenções internacionais que ratificou", frisou, lembrando que a Constituição orienta os princípios da actuação em matéria de relações internacionais.

Contudo, acrescentou, nem tudo "é uma inevitabilidade" neste domínio e há um terceiro elemento que condiciona a política externa, que resulta do programa do Governo aprovado do Parlamento.

Falando perante mais de uma centena de representantes do corpo diplomático, o Presidente da República manifestou ainda o seu orgulho pelas comunidades portuguesas no estrangeiro, sublinhando que em quase todas as famílias portuguesas existem parentes que emigram, como é o caso da sua família.

"O meu país deve muito às suas comunidades e Portugal não seria o mesmo sem o seu contributo", frisou.

Mas, acrescentou, as comunidades estrangeiras que se instalaram em Portugal são igualmente motivo de orgulho e são hoje tão portugueses como todos os que nasceram no país.

"Considero que valorizar e promover as comunidades estrangeiras que se integram em Portugal é valorizar e promover Portugal no seu todo", declarou, apontando três "excelentes exemplos" de quatro portugueses que tendo nascido no estrangeiro ou sendo filhos de cidadãos de outros países têm dado "um contributo inestimável para levantar bem alto a bandeira de Portugal pelo mundo fora": a fadista Mariza e os atletas Francis Obikwelu, Naide Gomes e Nelson Évora.

Mariza, Francis Obikwelu e Naide Gomes foram, aliás, um dos motivos da quebra de protocolo, ao assistirem como convidados e sentados em lugar de destaque à cerimónia normalmente reservada aos diplomatas.

Entretanto, o Presidente da República diz que tentará aprofundar a "relação de colaboração frutuosa" com Governo e Parlamento para ir "mais longe" na acção externa, lembrando a tradição de "política de consenso e de continuidade" nessa área.

"A política externa portuguesa tem sido sempre uma política de consenso e de continuidade e na qual há uma tradição e harmonia e colaboração frutuosa entre Presidente da República, Assembleia da República e Governo (...), sempre estivemos juntos", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa intervenção na apresentação de cumprimentos pelo corpo diplomático, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Falando perante mais de uma centena de representantes do corpo diplomático, o novo Presidente da República prometeu que, "mais do que manter", tentará aprofundar "a relação de colaboração frutuosa" com o Executivo e o Parlamento para ir mais longe "nos objectivos que são de todos" na acção externa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+