Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BE, PCP e PEV não aplaudem juramento do novo Presidente da República

09 mar, 2016 - 15:14

Perante mais de 500 convidados, Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse como Presidente da República, jurando a Constituição de 1976.

A+ / A-

Veja também:


Os deputados do BE, do PCP e do PEV não aplaudiram o juramento do novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que foi saudado com aplausos de pé pelos deputados do PSD, PS, CDS-PP e pelos convidados.

Após a declaração de compromisso de, pela sua honra, defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição, foi entoado o hino nacional e lido o auto de posse, assinado depois pelo Presidente da República e o presidente da Assembleia da República.

O já antigo Presidente Aníbal Cavaco Silva e o novo Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, trocaram de lugares, ocupando o novo Chefe de Estado o lugar à direita do presidente do parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues.

O cumprimento firme e animado entre os dois presidentes, Cavaco e Marcelo, deu origem a uma salva de palmas na sala, que, de pé, saudou, assim, o novo Chefe de Estado, mas os deputados do BE, PCP e PEV não se levantaram nem aplaudiram.

O novo chefe de Estado prometeu que será o Presidente de "todos sem excepção", do princípio ao fim do mandato, sem querer ser mais do que a Constituição permite ou aceitar menos do que a Lei Fundamental impõe. As reacções políticas ao seu primeiro discurso surgiram ainda no Parlamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Procela
    11 mar, 2016 OH 20:47
    "Como sempre a esquerda mantendo-se digna aos seus ideais políticos". Esta frase sintetiza o ideário político destes partidos. Se respeitassem a democracia, as instituições e o voto popular, teriam uma postura diferente. São antidemocráticos e, se pudessem, assassinavam todos os inimigos políticos porque não os toleram nem os suportam. Onde já ouvi isto?...
  • joao gil
    11 mar, 2016 lisboa 19:58
    Uma vergonha, vinda de partidos e de pessoas que os compõe, gente sem classe, sem ética e sem qualquer elevação intelectual e muito menos cultura democrática e de respeito pelo outro. fazem gala em ser mal educados, desrespeitadores das instituições de uma forma geral e da PR em especial. Basta ver como os energúmenos do BE foram vestidos à tomada de posse do PR. Completamente indignos.
  • Deolinda G
    10 mar, 2016 Porto 21:14
    Como sempre a esquerda mantendo-se digna aos seus ideais políticos. Não foi e não é à favor da direita em qualquer situação. Parabéns ao BE, PCP e PEV!
  • zita
    09 mar, 2016 lisboa 15:51
    São uns tristes. É aquilo que se pode dizer!
  • fanã
    09 mar, 2016 aveiro 15:41
    Será que Passos Coelho não tinha perfil para estar na cerimonia ????????

Destaques V+