Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paulo ​Portas à Renascença. Portugal ainda pode evitar “plano C”

09 mar, 2016 - 00:51 • Raquel Abecasis

Em entrevista à Renascença, o líder do CDS critica o “mantra da gerigonça” e avisa que “Portugal não se deve pôr a jeito de ser considerado um país problema”.

A+ / A-
Portas acredita que Portugal pode evitar “plano C”
Portas acredita que Portugal pode evitar “plano C”

Veja também:


Paulo Portas quer “que as coisas corram bem para Portugal” e considera mesmo que é possível evitar o que chama de “Plano C”. Em entrevista ao programa "Terça à Noite" da Renascença, o ainda líder do CDS – deixa a presidência do partido no próximo fim-de-semana – diz que “evitar um plano C depende da credibilidade que Portugal conseguir gerar lá fora”.

Para Paulo Portas, o "plano A" foi o esboço do Orçamento do Estado, o Plano B o próprio Orçamento, que já mostrou que afinal ainda havia austeridade e “aumento significativo de impostos. E, acrescenta, “estamos agora perante umas ameaças intermitentes de que venha a haver um plano C”, que “pode desmentir promessas feitas e incluir mais impostos”.

“Portugal não se deve pôr a jeito de ser considerado um país-problema”, afirma o ex-vice-primeiro-ministro, para quem é importante que o Governo mostre que “a vida não é satisfazer apenas desejos populistas de partidos de extrema-esquerda”.

O líder do CDS – que popularizou o termo “gerigonça” usado por Vasco Pulido Valente para designar a coligação de esquerda que suporta o Governo – critica o que chama de “mantra da gerigonça”, que é a reversão de várias medidas, desde privatizações a exames escolares.

Ainda assim, admite que o Governo possa durar. “A resposta depende de factores que não controlamos. Depende de factores externos. Ou a economia funciona ou não funciona, ou há confiança ou não há confiança”, afirma Portas, acrescentando que outra razão para ser prudente é o facto de a economia mundial “não estar famosa”.

Na sua última entrevista à Renascença antes de deixar a liderança do CDS, Paulo Portas defende que é o tempo de passar testemunho e fechar o ciclo.

“Quando as pessoas ficam tempo de mais nos cargos perdem a exigência consigo próprios ou perdem a exigência com os outros”, diz Portas, para quem “a nova geração que está no CDS é a melhor do sistema partidário português”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    06 jun, 2016 Custoias 21:08
    Se há artistas profissionais Portas é um deles.
  • João
    13 mar, 2016 Lisboa 02:29
    Acho graça ainda haver portugueses que pensam que em 2011, com o País na banca rota, era só trocar de primeiro-ministro , ele estalava os dedos e tudo ficava resolvido , sem terem de sofrer as consequências da falência. Talvez daqui por um ano , quando isto estoirar outra vez, abram os olhos...
  • Jesus cristo laico
    09 mar, 2016 Porto 18:58
    Há decisões que não podem ser delegadas nem cerceadas as liberdades de as tomar porque só e somente a eles e a elas dizem respeito – opção religiosa, aborto, eutanásia
  • Pável Rodrigues
    09 mar, 2016 Porto 14:17
    Tenham calma que a paulada já vem a caminho: Confiram aqui: http://observador.pt/especiais/bastidores-das-negociacoes-do-orcamento-plano-b-do-governo-sempre-plano-bruxelas/ Ou aqui: http://economico.sapo.pt/noticias/plano-b-exigido-a-portugal-vale-cerca-de-700-milhoes-de-euros_244563.html E também aqui: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/despedimento_colectivo_na_soares_de_costa_avanca_nos_proximos_dias.html Espero enganar-me. Mas esta espécie de baile mandado, mais conhecido por geringonça, que resultou da ambição desmedida de um homem que apenas procura saciar a sua sede de protagonismo, vai acabar mal. E como habitualmente quem vai pagar a factura são os Tótós de sempre, ou seja, os contribuintes. Até quando? E a procissão ainda mal saiu da igreja...
  • Guilherme Silva
    09 mar, 2016 Porto 11:15
    Nitidamente um fascista !!!!
  • Felizmino
    09 mar, 2016 Lisboa 10:59
    O Paulo Portas é uma autentica constipação, paira no ar a toda a hora e por mais remédios que se tome volta sempre.
  • Brincalhão
    09 mar, 2016 Lisboa 09:59
    O Irrevogável devia estar calado e bem calado! Se fosse agora sozinho a eleições, nem um deputado tinha. Largou o Partido, para depois provavelmente aparecer como salvador como tem acontecido. Ele sabe que o CDS está na desgraça... Isto para não falar que deixou o seu grande amigo Passos Coelho sozinho na Assembleia a "levar com tudo e com todos" e o irrevogável no sofá a ver na televisão e a gozar com a cara dele...
  • Luciano
    09 mar, 2016 Lisboa 09:23
    Não sei se a censura vai publicar o meu comentário. Quem se põe a jeito é o P.P. o irrevogável ou o linha vermelha. Este individuo deveria ter vergonha e calar-se. Mas vergonha é coisa que não tem. Falta de caracter.É um pobre coitado
  • Paulo
    09 mar, 2016 vfxira 09:15
    Portugal,já evitou o estares irrevogavelmente no governo.
  • Zé do Povo
    09 mar, 2016 Portugal 09:05
    Pode sim se devolveres os 40 milhões dos submarinos... E tudo o resto...

Destaques V+