Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo já é Presidente da República

09 mar, 2016 - 10:15

Assinatura do auto de posse pelo Presidente da República e pelo Presidente da Assembleia da República, cerca das 10h12, foi seguida de palmas.

A+ / A-
O juramento de Marcelo Rebelo de Sousa
O juramento de Marcelo Rebelo de Sousa

Veja também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, jurou esta quarta-feira cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa, num juramento feito num exemplar original de 1976.

Cerca das 10h12, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, segurou o exemplar da Constituição no qual Marcelo Rebelo de Sousa jurou, pela sua honra, defender, cumprir e fazer cumprir a Lei Fundamental.

A declaração de compromisso do novo Presidente, perante toda a sala das sessões em pé, foi realizada numa edição original da Lei Fundamental de 1976, dactilografada e encadernada a vermelho com letras douradas.

Foi depois ouvida uma salva de 21 tiros de artilharia naval e a Banda da Guarda Nacional Republicana, formada nos Passos Perdidos, executará o Hino Nacional, que será escutado pela assistência de pé.

Seguidamente, o novo Presidente da República ocupará o lugar à direita do Presidente da Assembleia da República e o Presidente da República cessante toma o lugar à esquerda. Ferro Rodrigues usará depois da palavra, seguindo-se o discurso do Presidente da República.

No final da cerimónia, Cavaco Silva despede-se, seguindo depois o cortejo para o Salão Nobre, onde o Presidente da República receberá cumprimentos.

Da Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa seguirá para o Mosteiro dos Jerónimos onde fará a deposição de flores nos túmulos de Luís de Camões e Vasco da Gama.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto Martins
    09 mar, 2016 Lisboa 11:15
    Pois que tenha muita sorte... E comemoremos o fim da presidência de um individuo cinzentão, arrogante, presunçoso, carrancudo, egocêntrico, antiquado, velho nas ideias e atitudes, e trafulha.
  • João
    09 mar, 2016 Porto 10:56
    O discurso de tomada de posse do Presidente da Republica, foi um discurso de um verdadeiro estadista.
  • 09 mar, 2016 10:55
    Parabéns para Portugal e para o Presidente que hoje tomou posse
  • Zé Povinho
    09 mar, 2016 Lisboa 10:45
    Marcelo eleito Presidente, com discurso claramente Socialista e Democrata. Finalmente, alguém mais ao centro, esperemos que seja o Presidente mais abrangente de todos, tal como foi Ramalho Eanes. Bem vindo, Sr. Presidente Da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa. O Povo Português deposita em si, aquilo que não depositou no Cavaco, confiança e dever que se impõe: defender todos os Portugueses e Portugal, que seja um exercício de Nação do que de interesses próprios ou partidários, que muito nos deixou a lamentar, o Cavaco Silva...que esteve tempo demais, aos comandos de Portugal, à desgraça que se encontra este país, inocente, ele não é!
  • João
    09 mar, 2016 Porto 10:27
    A esquerdalha a fazer a diferença pela negativa, como sempre, ao não se levantar, na Assembleia da República, para aplaudir a tomada de posse do novo presidente.

Destaques V+