Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ikea abre portas em Braga. São 250 postos de trabalho directos

09 mar, 2016 - 12:24 • Isabel Pacheco

É a quarta loja do grupo sueco em Portugal e vai ser a maior inserida num centro comercial.

A+ / A-

São 25 milhões de euros de investimento e 250 postos de trabalho directos. A quarta loja do Ikea abre as portas em Braga, no dia 17.

O presidente da Câmara, Ricardo Rio, considera que, além dos empregos directos, a nova loja do grupo sueco poderá vir a criar muitos outros indirectos, sobretudo na restauração e no comércio, até porque a marca é "chamariz de visitantes".

"Seguramente, vamos atrair muitos visitantes do outro lado da fronteira para lá de todos os contextos da região Norte", afirma à Renascença.

Todos os visitantes são bem-vindos, diz Domingos Barbosa, líder da Associação Comercial de Braga, que, apesar de reconhecer as mais-valias do projecto, receia que nem tudo sejam rosas para o comércio tradicional.

"Poderá criar 250 postos de trabalho, mas não sabemos qual é ainda a qualidade deles e também sabemos que vai destruir alguns postos de trabalho", ressalva o empresário, que garante que, com abertura da Ikea "não quereria ser mais comerciante do sector dos têxteis lar na cidade de Braga".

Com uma área de 22 mil metros quadrados, a nova loja é a maior dentro de um centro comercial, também a estrear com 100 lojas que poderão elevar para mais de mil os postos de trabalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    09 mar, 2016 Porto 17:57
    São 2500 postos de trabalho directos no desemprego como as grande superfícies criam 10 postos e mandam para o desemprego 100 na zona que são abertos
  • jOAO
    09 mar, 2016 Braga 16:16
    E quantos vais destruir no pequeno comercio à sua volta? Essas noticias ninguém dá, mas de certeza que vai destruiu muito mais do que os que cria
  • Di
    09 mar, 2016 centro 15:51
    Ikea vende produtos de baixa qualidade a um preço que parece barato mas sai caro já para não falar do perigo de conviver com produtos ikea em casa nem que seja pelas crianças, os empregados são mantidos com vencimentos baixos e a quantidade de despercidio e consequencias para o ambiente tornam este investimento com saldo nulo para portugal e a Humanidade.
  • Francisco Silva
    09 mar, 2016 Vieira de Leiria 15:26
    250 empregos que cria e 25000 que destrói. Mais uns milhões largos que saem do nosso país para o país deles!
  • Pinto
    09 mar, 2016 Custoias 13:46
    É sempre bom criar postos de trabalho, o problema é que uma percentagem grandes de empresas aproveitaram-se de benesses, ajudas monetárias, perdão de dívidas e isenção de impostos por criarem postos de trabalho, logo que possam despedem e todas as ajudas apenas servem para encher os bolsos. Estou a lembrar-me de empresas que receberam a fundo perdido subsídios para renovação de maquinas e criação de postos de trabalho,.....o que aconteceu foi que despediram as pessoas, pintaram as maquinas velhas e cravaram umas chapas com uma marca qualquer, a seguir criaram postos de trabalho;....foram buscar os mesmos empregados ao fundo de desemprego, abriram a empresa com as mesmas maquinas, apenas pintadas. Como foi possível? Aconteceu e eu vi e não foi só uma empresa.
  • tuagtento
    09 mar, 2016 amarante 13:16
    E assim se vai destruindo e esvaziando o centro das cidades, pois o Ikea vai acabar com o comercio tradicional na area dos têxteis lar.

Destaques V+