Tempo
|
A+ / A-

PCP e BE pedem esclarecimentos sobre ligações dos novos patrões de Maria Luís Albuquerque

08 mar, 2016 - 20:03

O pedido para que os deputados tenham acesso a uma série de documentos que sirvam para concluir se a lei das incompatibilidades foi ou não foi violada foi aprovado por todos os partidos na subcomissão parlamentar de ética.

A+ / A-

O PCP e o Bloco de Esquerda pediram, esta terça-feira, esclarecimentos adicionais ao Governo sobre as ligações ao Estado português da empresa que contratou a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque.

O pedido para que os deputados tenham acesso a uma série de documentos que sirvam para concluir se a lei das incompatibilidades foi ou não foi violada foi aprovado por todos os partidos na subcomissão parlamentar de ética.

O deputado comunista Jorge Machado anunciou uma série de pedidos de esclarecimento ao actual Governo.

O PCP quer saber se a empresa que contratou Maria Luís Albuquerque recebeu benefícios fiscais, qual a natureza jurídica e o relacionamento que tem ou teve com o Estado português e se existem matérias em contencioso entre essa empresa e o Estado português.

“Vamos pedir que o Governo envie a listagem de todos os activos comprados por estas empresas e se na compra receberam algum benefício fiscal”, sublinhou Jorge Machado.

A subcomissão de ética nomeou um relator, o deputado do PSD. Paulo Rios vai agora ouvir Maria Luís Albuquerque, para a ex-ministra “exercer o direito do contraditório”.

Quinze dias é o prazo tradicional para apresentar relatório. O presidente da subcomissão de Ética, Marques Guedes, espera que o Governo seja rápido a responder às questões colocadas pelos deputados.

O PS mostrou, entretanto, disponibilidade para alterar a lei de incompatibilidades. Para os socialistas, é importante que o assunto não seja legislado a quente, mas Pedro Alves já disse que os casos concretos identificam as falhas e os casos em que a legislação não é suficiente.

A aceitação do posto na Arrow Global por parte da actual deputada do PSD, Maria Luís Albuquerque, mereceu fortes críticas por parte dos adversários políticos dos sociais-democratas, mas também dos agora comentadores e ex-líderes do PSD Manuela Ferreira Leite e Marques Mendes, entre outras figuras.

Os novos patrões de Maria Luís Albuquerque gerem em Portugal uma carteira de crédito de 5,5 mil milhões de euros, tendo entre os clientes os bancos Banif, Millennium BCP, Montepio, Santander, Banco Popular, entre outras entidades financeiras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lisboa
    09 mar, 2016 Lisboa 06:38
    Gostaria de saber se exportamos minhocas? E caso se exporte minhocas qual a importância dessas exportações nas exportações totais. É que Portugal é um País riquissimo em minhocas, Cada cavadela é uma minhoca. Aguardemos e oremos.

Destaques V+