Tempo
|
A+ / A-

Já estão em Portugal e vêm do Iraque e da Síria. É o novo grupo de refugiados

07 mar, 2016 - 07:36

São 64 e formam o segundo grupo de refugiados que chega a Portugal, no âmbito do programa de recolocação da União Europeia. Em breve, chegam mais.

A+ / A-
Já cá estão e vêm do Iraque e da Síria. É o novo grupo de refugiados
Já cá estão e vêm do Iraque e da Síria. É o novo grupo de refugiados

Chegaram a Lisboa, esta segunda-feira de madrugada, 64 refugiados provenientes da Grécia, com nacionalidade síria e iraquiana. Vão ser acolhidos em Portugal ao abrigo do programa de recolocação da União Europeia.

No aeroporto de Figo Maduro, para receber o grupo, esteve o ministro adjunto, Eduardo Cabrita, que reiterou a disponibilidade do país para acolher para refugiados e rejeitou o fecho de fronteiras.

“Portugal e França são os dois países que, no dia do Conselho Europeu sobre a questão dos refugiados, mostraram sinal de solidariedade, dizendo não ao fecho de fronteiras e sim à cooperação europeia, para apoiar quem foge da guerra e de situações de dificuldade. Este conjunto de pessoas irá, depois de realizadas as formalidades administrativas, ser colocada em instituições um pouco por todo o país”, afirmou aos jornalistas.

Durante a semana, vão chegar mais 50 refugiados, de várias nacionalidades, tidas como prioritárias no mesmo programa europeu.

Esta segunda-feira, começa, em Bruxelas, uma cimeira extraordinária entre a União Europeia e a Turquia para debater a crise migratória. Fontes diplomáticas citadas pela agência Reuters revelam está em preparação o encerramento da chamada rota dos Balcãs – a passagem para milhares de refugiados em território europeu.

Segundo o jornal “Financial Times”, a União Europeia deverá propor a reestruturação do sistema de asilo, centralizando os pedidos para o Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo.

Na opinião do antigo comissário europeu António Vitorino, a crise de refugiados só será estancada com um efectivo controlo na Turquia. Já o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, considera que a União Europeia está, nesta altura, a fazer o possível, mas lembra que as negociações com a Turquia têm um carácter muito particular, dada a sua situação geoestratégica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando
    08 mar, 2016 Lisboa 09:51
    Porque é que os refugiados do ultramar, , ( eu diria os traídos ) não tiveram o acolhimento que dão a estes? Com os do ultramar houve apenas a preocupação de os dispersar. Tanta hipocrisia e cobardia. Eu sei o que passei. Fui vendido por tridores
  • socorro
    07 mar, 2016 Lisboa 11:28
    Triste país o nosso que não trata dos seus, mas depois para serem noticia vão buscar refugiados que nada têm em comum connosco e nem se adaptam ao nosso modo de vida.
  • Raul
    07 mar, 2016 Portugal 09:22
    Pois mas os Senhores ministros nao falam pelos Portugueses todos... fronteiras ja deviam estar fechadas a muito pois esses com nome de refugiados nao sao na maioria refugiados sequer...
  • 07 mar, 2016 LISBOA 09:00
    É GOZAR COM 2 MILHÕES DE PORTUGUESES NA POBREZA - É GOZAR CCOM MAIS DE MEIO MILHÃO DE PORTUGUESES SEM TRABALHO - É GOZAR COM MILHARES DE PORTUGUESES QUE PARA MATAREM A FOME RECORREM AO BANCO ALIMENTAR - É GOZAR COM 400 MIL SEM ABRIGO - É GOZAR COM MILHARES DE CRIANÇAS PORTUGUESES COM FOME, ETC. E OS PORTUGUESES ASSISTEM IMPÁVIDOS A ESTA FANTOCHADA!! PRIMEIRO ESTÁ A ISLAMIZAÇÃO DO PAÍS, A DESTRUIÇÃO DA NOSSA CULTURA, DEPOIS ESTÃO OS PORTUGUESES, ISTO É REVOLTANTE!!! ONDE ESTÁ O POVO PORTUGUÊS??? ESTÁ EM COMA??? OS OUTROS FAZEM A GUERRA NÓS COM OS NOSSOS IMPOSTOS PAGAMOS A CORRIDO AO PETROLEO!!!

Destaques V+