Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica ganha Torneio de Futebol Jovem. Papa homenageado antes da final

06 mar, 2016 - 14:39

“No jogo da vida, só ganha cada um quando ganhar o conjunto”, destacou o Cardeal Patriarca, que participou na homenagem ao Papa. Francisco recebe a Associação de Futebol de Lisboa no próximo dia 16.

A+ / A-

O Benfica venceu o Sporting, este domingo, na final do primeiro Torneio Internacional de Futebol Jovem Papa Francisco, na categoria de benjamins. A prova decorreu durante o fim-de-semana e pretendeu homenagear o Papa pelo terceiro aniversário do seu pontificado.

Antes da final, Francisco foi homenageado numa cerimónia que contou com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e do núncio apostólico, Rino Passigato.

“O que estamos a ver é uma parábola do que o Papa Francisco, e nós através dele, desejaria que fosse o mundo. Cada um destes jovens desportistas concorre com tudo o que sabe e pode, depois há o espírito de equipa – porque cada um corre, não sozinho mas com os outros – e depois há duas equipas, mas acabam por ganhar todos”, afirmou à Renascença D. Manuel Clemente.

“É uma parábola do que a nossa sociedade deveria ser. Acabamos por ganhar todos, porque no jogo da vida, só ganha cada um quando ganhar o conjunto”, resumiu.

D. Manuel Clemente disse ainda que, tal como o Papa, também é fiel ao seu clube de infância. “É o Torriense e com quotas pagas, não é só dizer que é”, sublinhou, acrescentando que, desde a primeira hora, que aderiu à iniciativa da Associação de Futebol de Lisboa.

“O senhor núncio também aderiu e o Papa depois mandou uma mensagem e por isso estamos todos bem, porque o que está aqui a acontecer é uma parábola do que nós queremos que aconteça no mundo inteiro”, referiu, enaltecendo os benefícios dos jogos de equipa, como futebol.

“Estas coisas não se aprendem na teoria. O jogo, com aquilo que tem de melhor, envolvendo cada um nas suas capacidades e puxando pelo melhor que cada um tenha e pondo em situação em que tem mesmo de executar em sentido de equipa, é uma óptima escola da vida”, defendeu.

A arbitrar a final esteve o antigo árbitro Duarte Gomes, que foi assim também homenageado, como referiu Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa, à Renascença.

O promotor faz um balanço positivo do evento. “Tivemos uma grande final, tivemos o Duarte Gomes a arbitrar, tivemos muito público, muita gente, foi um grande torneio e iremos ver se vamos para uma segunda edição. No dia 16, vamos ser recebidos pelo Papa e vamos transmitir o que se passou neste torneio”, adiantou.

No torneio participaram seis equipas com jogadores entre os 9 e os 11 anos, entre as quais a do clube San Lorenzo de Almagro, da Argentina, do qual o Papa Francisco é sócio-honorário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+