Tempo
|
A+ / A-

Aquecimento global pode provocar 500 mil mortes até 2050

03 mar, 2016 - 11:23

Se não forem tomadas medidas para reduzir as emissões de gases efeitos de estufa, as alterações climáticas podem reduzir em "cerca de um terço" a quantidade de comida disponível.

A+ / A-

Um estudo divulgado na revista “The Lancet” deixa o alerta: o aquecimento global e o peso das populações, impulsionada pela queda da produção agrícola, pode provocar 500 mil mortes até 2050.

Esta análise é o primeiro que avalia o impacto das alterações climáticas na dieta das populações de 155 países.

Os especialistas lembram que o aquecimento global tem sido responsável por fenómenos climáticos extremos com impactos devastadores na produção agrícola.

Até agora, os "vários estudos centraram-se na segurança alimentar, mas poucos estudaram os efeitos na saúde e produção agrícola", referiu Marco Springmann, da Universidade de Oxford (Reino Unido), que dirigiu o estudo.

Segundo os investigadores, se não forem tomadas medidas para reduzir as emissões de gases efeitos de estufa, as alterações climáticas podem reduzir em "cerca de um terço" a quantidade de comida disponível em 2050.

A nível individual, será em média uma redução de 3,2% da quantidade de alimentos disponíveis, de 4% no consumo de frutas e vegetais e de 0,7% da carne vermelha em relação a 2010, prevê o estudo. "Aquelas mudanças podem ser responsáveis por cerca de 529.000 mortes adicionais em 2050", afirmou.

Num cenário sem alterações climáticas, o aumento do volume de alimentos e consumo poderia evitar 1,9 milhões de mortes.

Os países mais afectados, segundo o estudo, são os de baixo rendimento, incluindo a região oeste do Pacífico e o sudeste asiático.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tony
    03 mar, 2016 Lisboa 21:48
    Qualquer cão com carraças um dia acaba por coçar-se.
  • António Costa
    03 mar, 2016 Cacém 13:55
    Se as alterações climáticas e aquecimento são provocadas pelos gases de estufa, gostava que o sr. Marco Springmann, da Universidade de Oxford explicasse porque é que os Vikings chamaram Terra Verde à Gronelândia? Ou a Revolução Industrial foi no Séc. XI? O Clima da Terra Nunca foi Estático. As Alterações climáticas sempre existiram, e os portugueses já no tempo das Descobertas bem o sabiam! Havia armadas inteiras que iam ao fundo por causa das terríveis tempestades que encontravam! Temos que compreender melhor o mundo, para vivermos em "equilíbrio" com a natureza! A Natureza e o Clima no Planeta Terra Não é, e Nunca foram Estáticos com períodos que chegaram à "Terra Bola de Neve".