Tempo
|
A+ / A-

​Papa recusa “dinheiro sujo” de quem “explora trabalhadores”

02 mar, 2016 - 11:21 • Ângela Roque

Francisco, na audiência geral das quartas-feiras, falou sobre misericórdia e apelou ao acolhimento dos refugiados.

A+ / A-
Papa recusa “dinheiro sujo” de quem “explora trabalhadores”
Papa recusa “dinheiro sujo” de quem “explora trabalhadores”

A Igreja não precisa de “dinheiro sujo” que venha das mãos de criminosos. O recado foi deixado pelo Papa durante a audiência-geral, no Vaticano, esta quarta-feira.

Francisco reflectia sobre uma passagem bíblica do Antigo Testamento quando, de improviso, defendeu que a Igreja deve rejeitar a ajuda dos que lucram explorando os outros.

“Penso nalguns benfeitores da Igreja, com boas ofertas: ‘Tome esta oferta para a Igreja’. Mas esta oferta é fruto do sangue de tantas pessoas abusadas, maltratadas, escravizadas, com o trabalho mal pago. Eu diria a estas pessoas: por favor, leva de volta este cheque, queima-o. O povo de Deus, isto é, a Igreja, não precisa de dinheiro sujo, mas de corações abertos à misericórdia de Deus”, disse.

Desde o início do seu pontificado que teve entre as suas prioridades a reforma do Instituto para as Obras Religiosas (IOR), mais conhecido por “Banco do Vaticano”, devido às suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de contas. O banco foi reestruturado e milhares de contas foram fechadas.

O Papa, que nesta audiência-geral voltou a dar boleia a duas crianças, convidou os fiéis a evitarem o mal e praticarem o bem, lembrando os refugiados que “desembarcam na Europa e não sabem para onde ir”.

Na reflexão que fez, sobre a misericórdia, Francisco lembrou que “Deus nunca nos renega”.

“O mais malvado dos homens, a mais malvada das mulheres, ou o mais malvado dos povos, são todos seus filhos”, disse o Papa, lembrando que isto dá “esperança” a todos os seres humanos, porque Deus não trata cada um segundo as suas culpas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    02 mar, 2016 Lisboa 20:39
    Acabei de ler que o papa informou os crentes religiosos, entenda-se aqueles que acreditam em cristo e isso, que o inferno não existe. Vou ficar a espera de uma nova visão do inferno por parte da igreja católica quem sabe este papa ainda vai mesmo conseguir endireitar as coisas...
  • Carlos Silva
    02 mar, 2016 Amora - Seixal 15:26
    Oh Papa Francisco, tem de ter uma conversa séria com os seus bispos e com o Banco do Vaticano!!!
  • rfm
    02 mar, 2016 Coimbra 14:28
    ... ora aí está, a verdadeira Igreja. Seria bom a RR e os média ouvirem mais e com mais atenção o Papa Francisco, em vez da abcessão pelos bancos/banqueiros, financeiristas ultraliberais/maoistas do deus mercado. numa cruzada diária contra um Governo legítimo com apoio maioritário que tenta devolver parte das expropriações feitas aos cidadãos. “O mais malvado dos homens, a mais malvada das mulheres, ou o mais malvado dos povos, são todos seus filhos”, disse o Papa, lembrando que isto dá “esperança” a todos os seres humanos, porque Deus não trata cada um segundo as suas culpas.
  • lavinia
    02 mar, 2016 Covilhã 12:46
    Se os actos deste HOMEM dependessem da aprovação da União Europeia ou do BCE, ou dos acólitos de ambos, já tinham sido censurados, por irem contra os regulamentos dos interesses instalados, que são, exactamente o esbulho de quem trabalha, com destino ao grande capital. (E depois, se a consciência vier acusar, lavam-se as almas podres com uns donativos para as obras da igreja). Longa vida a quem merece, e de quem todos precisamos para nos defender das garras dos tiranos!

Destaques V+