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Moeda ou "app"? Já há opção para pagar estacionamento no Porto

01 mar, 2016 - 11:54 • André Rodrigues, Marília Freitas (vídeo)

A partir desta terça-feira, o Telpark, aplicação desenvolvida para os sistemas operativos iOS e Android, vai permitir a gestão dos pagamentos, visualização de facturas, histórico de utilizações do espaço público de estacionamento. Tudo acessível num "smartphone".

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A Renascença ouviu a empresa e os utilizadores.

Estacionar o automóvel no centro da cidade do Porto é, a partir desta terça-feira, uma nova experiência. O Telpark, aplicação desenvolvida para os sistemas operativos iOS e Android, vai permitir a gestão dos pagamentos, visualização de facturas, histórico de utilizações do espaço público de estacionamento. Tudo acessível num "smartphone".

Basta para isso descarregar a aplicação, inserir a matrícula da viatura, associar um cartão de crédito, ou um cartão virtual que accione o funcionamento do multibanco.

As moedas passam a ser dispensáveis. Mas, para os utilizadores tradicionais, os novos parquímetros, mais modernos, continuam a aceitar dinheiro. O bilhete só é emitido mediante a inserção da matrícula do carro.

Rui Henriques, director-geral adjunto da EPorto, empresa que detém a concessão do estacionamento público, assegura que esta cedência de dados “garante a confidencialidade dos utilizadores”.

A empresa diz que a introdução do novo sistema visa dificultar situações de fraude, ao mesmo tempo que facilita a cobrança das coimas por tempo de estacionamento excedido. O sistema que vigorava é ineficaz. A EPorto estima 70 a 80 por cento das multas nunca foram cobradas.

Os utilizadores ouvidos pela Renascença aprovam o novo sistema.

O contrato de concessão assinado com a Câmara do Porto é válido por 12 anos e já rendeu oito milhões de euros aos cofres do município.

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