Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa manifesta apoio à Grécia pelo auxílio dado aos refugiados

28 fev, 2016 - 12:16

Francisco pede equidade na distribuição dos esforços dentro da comunidade internacional para receber os que chegam à Europa.

A+ / A-
Papa manifesta apoio à Grécia pelo apoio dado aos refugiados
Papa manifesta apoio à Grécia pelo apoio dado aos refugiados

O Papa manifestou este domingo no Vaticano apoio à Grécia e a todos os países que estão na linha da frente do apoio aos refugiados, pedindo uma acção “concertada” da comunidade internacional.

“A Grécia e os outros países que estão na primeira linha prestam aos refugiados um apoio generoso, que precisa da colaboração de todas as nações: uma resposta concertada pode ser eficaz e distribuir com equidade os pesos”, declarou o Santo Padre, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do Ângelus.

Francisco começou por manifestar que tem “sempre presente o drama dos refugiados” que fogem das guerras e de situações “desumanas”.

Mais de 5000 refugiados encontram-se retidos no posto fronteiriço de Idomeni, no norte da Grécia, aguardando a decisão de quatro Estados balcânicos de instaurar novas quotas.

Ainda na última semana, a Grécia e a Áustria entraram em desacordo sobre a crise migratória, por causa das medidas que visam controlar a entrada de refugiados.

“É preciso avançar com determinação e sem reservas nas negociações”, defendeu o Papa.

Francisco manifestou depois a sua satisfação com as notícias sobre o “fim das hostilidades” na Síria, convidando todos os presentes a “rezar para que esta janela de oportunidade possa dar alívio a uma população sofredora e abra caminho ao diálogo e à paz tão desejada”.

Por fim, na Praça de São Pedro, o Papa lembrou também a população das ilhas Fidji afectadas fortemente por um devastador ciclone.

O papa rezou pelas vítimas e pediu por todos os que prestaram socorro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Celso Santana
    01 mar, 2016 Rio Maior 02:08
    Papa! Partilha TU Tambem Com Os Gregos E Outros Mais, A Sabedoria E A Fortuna Ilícita Do Estado Que Tu Governas! O VATICANO! Celso Santana, Rio Maior, 010207Z MAR 2016
  • Costa
    28 fev, 2016 Porto 21:57
    Mas porque é que se tem de pedir tudo à Europa? A Europa ja aceitou milhoes, nao tem condições para mais. Tem havido inumeros problemas causados pelos refugiados, uma serie de violações e crimes que sao abafadas pela imprensa. Porque é que o papa pede sempre a Europa? Porque não pede aos países arabes? Porque não pede à China que tem várias cidades fantasma, completamente vazias cheias de prédios novinhos a estrear? Que peça a outros e não sempre aos mesmos. Que começe por abrir os muros do Vaticano e acolher lá varios. Ridiculo
  • Costa
    28 fev, 2016 Porto 16:46
    Mas porque é que se tem de pedir tudo à Europa? A Europa ja aceitou milhoes, nao tem condições para mais. Tem havido inumeros problemas causados pelos refugiados, uma serie de violações e crimes que sao abafadas pela imprensa. Porque é que o papa pede sempre a Europa? Porque não pede aos países arabes? Porque não pede à China que tem várias cidades fantasma, completamente vazias cheias de prédios novinhos a estrear? Que peça a outros e não sempre aos mesmos. Que começe por abrir os muros do Vaticano e acolher lá varios. Ridiculo.
  • Manuel
    28 fev, 2016 lisboa 13:01
    O Problema vai ser quando alguns destes refu jihadistas atacarem o Vaticano.... espero bem que não... cruzes credo!!!

Destaques V+