Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro das Finanças: “austeridade entra no princípio do seu fim"

23 fev, 2016 - 10:48

Mário Centeno assegura que o executivo não vai negociar medidas com Bruxelas "nas costas dos portugueses" e garante que eventual "plano B" exclui cortes nos salários e pensões e aumento de impostos directos.

A+ / A-

O ministro das Finanças assegurou no parlamento que, com o Orçamento do Estado para este ano, a “austeridade entra no início do seu fim”.

Mário Centeno, que falava no segundo dia do debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2016, diz que este documento traduz “escolhas claras”, é “responsável” e introduz “uma composição fiscal amiga do crescimento”.

O ministro ressalva por outro lado que “virar a página da austeridade não significa governar sem rigor, fora de um quadro de restrições”.

Num lance contra o anterior executivo PSD/CDS-PP, Centeno garantiu que o Governo "não assumirá como permanentes medidas que em Portugal foram apresentadas como temporárias" e que não vai negociar medidas com Bruxelas "nas costas dos portugueses".

O Governo vai manter, tanto em Portugal como em Bruxelas, "um diálogo aberto e transparente", sublinhou o ministro, aproveitando para criticar o anterior executivo de Passos Coelho.

"Não assumiremos como permanentes medidas que em Portugal apresentamos como temporárias. Não assumiremos objectivos orçamentais sustentados em operações financeiras que não foram concluídas. Não negociaremos nas costas dos portugueses o adiamento dessas operações, sacrificando os seus impostos, com fins eleitorais puramente oportunísticos", declarou o governante no início da sua intervenção.

Mário Centeno assumiu ainda o compromisso de "no final de 2016, sair finalmente do procedimento do défice excessivo".

"Plano B" exclui cortes e aumento de impostos

Na resposta às questões do PSD e do CDS acerca do "plano B" de medidas adicionais de austeridade que poderão vir a ser requeridas por Bruxelas, Mário Centeno garantiu que "vai haver equidade fiscal, não vai haver cortes de salários nem de pensões, nem aumento de impostos directos".

"É verdade que o governo tem marcado linha muito clara na sua política: equidade fiscal e devolução de rendimentos e é exactamente essa a linha que o governo vai seguir e manter sempre que tiver que adoptar medidas que incidam sobre o Orçamento do Estado", respondeu Mário Centeno à deputada do BE Mariana Mortágua.

A deputada bloquista tinha advertido o ministro que "não pode haver plano B" : "Sabendo que todos os Orçamentos do Estado tem um risco, dizemos claramente que não há plano B. Quem se comprometeu com uma estratégia contra o empobrecimento e pelo crescimento económico, só há uma opção, aprofundar o plano A, de devolução de rendimentos e equidade fiscal", afirmou a deputada.

A deputada do CDS-PP Cecília Meireles exigiu então a Mário Centeno que clarificasse se afinal existe ou não "um plano B ou um conjunto de medidas adicionais".

"Vão ser na mesma linha que nós acabamos de referir, equidade fiscal, devolução de rendimentos numa óptica em que não vai haver cortes de salários, em que não vai haver cortes de pensões nem aumentos dos impostos directos sobre pensões e salários", respondeu o governante.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    24 fev, 2016 Custoias 01:04
    Com tanto ladrão de colarinho e gravata jamais acabará a austeridade. Este povo é manso, gosta de ser mandado.
  • Pinto
    24 fev, 2016 Custoias 00:20
    Para acabar a austeridade, têm de tirar a quem não precisa e acabar com as desigualdades.
  • dinhas
    23 fev, 2016 17:38
    Como era bom! Nao se iludam denovo que sao ricos!
  • Alentejano
    23 fev, 2016 Évora 14:26
    A esquerda até pode dar pouco a quem mais precisa, mas a direita só sabe dar muito a quem já muito tem. O Sr. Passos e companhia, depois de terem esmifrado a maioria dos portugueses (não todos) até ao tutano, não têm qualquer moral para falar deste orçamento. Mais não fizeram que cortar salários e reformas e aumentar impostos, mas agora estão muito chocados com o aumento de impostos deste orçamento, quando não fizeram outra coisa durante 4 anos, além dos cortes anteriormente referidos. Assim que ganharam as eleições esqueceram-se rapidamente das gorduras! Portanto, acho que fariam melhor se falassem pouco, para não dizerem tantas asneiras e caírem no ridículo, embora eu ache que já vão tarde.
  • Americo
    23 fev, 2016 Leiria 14:01
    FACTUAL.Um agregado familiar com cerca de 22.000€/ano de rendimento c/ 2 filhos não pagava irs. Agora esse mesmo agregado familiar que tem de ter 2 carros para se deslocarem para o trabalho e se percorrerem no mínimo 1000km/mês, vão pagar só de ISP 20,00€/mês. É isto equidade fiscal. É isto o principio do fim da austeridade ?

Destaques V+