Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP apresenta projecto para nacionalização do Novo Banco

23 fev, 2016 - 12:57

Ministro das Finanças reiterou na AR que a estabilização do sistema financeiro "é uma enorme preocupação” do Governo.

A+ / A-

O PCP vai apresentar um projecto de resolução, uma recomendação ao Governo, para a nacionalização do Novo Banco, anunciou esta terça-feira no parlamento o deputado comunista Manuel Tiago.

"O PCP apresenta hoje mesmo uma proposta de nacionalização do Novo Banco e da sua manutenção na esfera pública. É fundamental que, já que pagámos o banco, ao menos que fiquemos com ele", afirmou o deputado comunista Miguel Tiago, no segundo dia de debate em plenário da proposta de Orçamento do Estado para 2016 (OE2016).

O deputado do PCP colocou ainda várias questões sobre a Caixa Geral de Depósitos (CGD), interrogando o ministro das Finanças, Mário Centeno, sobre o banco: "Qual é a avaliação que o Estado faz das necessidades de capital da CGD? Qual o cabimento orçamental que está neste momento preparado para poder ser colocado a disposição de uma capitalização da CGD?"

Miguel Tiago considerou que "a Caixa infelizmente tem vindo a ser gerida ao sabor das necessidades do sistema financeiro privado", em vez do "interesse nacional".

Lembrando notícias que dão conta da instabilidade de outras instituições bancárias em território nacional, o deputado do PCP interrogou: "qual é a dimensão dos recursos públicos que o Governo equaciona colocar à disposição das instituições?".

"Não pode acontecer um novo caso Banif, caso BES/Novo Banco, nos próximos anos. Porque isso revelou o Estado a ser utilizado como instrumento de extorsão dos portugueses para pagar os erros dos banqueiros", considerou Miguel Tiago.

Na resposta ao deputado, o ministro das Finanças reiterou que a estabilização do sistema financeiro "é uma enorme preocupação deste Governo".

Sobre a CGD, Mário Centeno disse que é "muito importante para o Governo, não só a capitalização, mas a resolução de problemas estruturais da CGD", que serão tratados com "enorme sentido de responsabilidade" pelo executivo socialista.

Numa entrevista publicada esta segunda-feira pelo “Diário Económico” e à Antena 1, o economista Vítor Bento admitiu que a nacionalização do Novo Banco poderá ser “uma saída possível” para resolver o problema daquela instituição financeira, considerando que “a venda não será já muito favorável”.

O ex-presidente do Novo Banco e conselheiro de Estado considera que o futuro da instituição depende de “uma opção política”. “Mas, pelo que se tem visto, a venda não será já muito favorável. Até porque estamos num momento de vulnerabilidade da banca”, alertou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • agostinho v couto
    24 fev, 2016 usa 00:05
    E a seguir vem ,,a reforma agraria a nacionalizacao do par lamento e ,,uma vala comum onde todos irao cair em breve ,,os maus e os bons tambem
  • Manuel
    23 fev, 2016 almeirim 15:37
    O estado tem recebido milhoes e milhoes todos os meses, dos imoveis do BES, porque não se paga aos açionistas com esse dinheiro, para onde vaõ esses milhoes ????? quem fica com esses dinheiro ???

Destaques V+