Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guterres. O mundo perdeu a capacidade de prevenir e de resolver conflitos

19 fev, 2016 - 07:08

Antigo alto comissário da ONU para os Refugiados considera “dramática” a evolução do número de deslocados nos últimos anos e aponta a Primeira Guerra Mundial como a “origem dos problemas que ainda hoje vivemos”.

A+ / A-

António Guterres diz que o mundo está caótico, com relações de poder que não são claras, uma multiplicação de conflitos e uma impunidade crescente. O candidato a secretário-geral das Nações Unidas falou num jantar do PSD, onde foi convidado especial das jornadas que decorrem em Santarém.

Durante o seu discurso, condenou a falta de regulação internacional e os obstáculos à circulação de pessoas, referindo que o mesmo não acontece com a circulação de dinheiro e de bens e serviços.

"Estamos a assistir no mundo a uma multiplicação de conflitos, ao mesmo tempo que velhos conflitos não têm solução, o que quer dizer que a comunidade internacional perdeu capacidade de prevenção de conflitos e de solução de conflitos".

"A possibilidade de prevenir, conter e resolver os conflitos está hoje consideravelmente diminuída. Há uma impunidade crescente de quem começa conflitos, de quem viola o direito internacional humanitário, de quem faz as mais horríveis violações de direitos humanos. E há uma imprevisibilidade crescente em relação a acontecimentos que se desenvolvem com consequências humanitárias trágicas, uma das quais é o aumento dramático do número de refugiados nos últimos tempos", considerou.

Em 2010, fugiam todos os dias das suas comunidades 11 mil pessoas; em 2014 já eram mais de 42 mil por dia, indicou o antigo alto comissário da ONU para os Refugiados.

Apontando as migrações como "indispensáveis" às sociedades envelhecidas europeias, como a portuguesa, declarou-se a favor da "criação de vias regulares de movimentos migratórios, como fazem países como Canadá e Austrália", e propôs alterações à cooperação económica tendo em conta a mobilidade humana.

António Guterres defendeu ainda que, nos tempos da Guerra Fria, havia "um mundo bipolar", que, "em momentos decisivos, quando a coisa se tornava demasiadamente perigosa, normalmente, o pior era evitado" e, mais tarde, houve "a hegemonia de uma única potência no mundo, os Estados Unidos", que determinavam o rumo dos conflitos.

"Hoje já não temos um mundo bipolar, ainda não temos sequer um mundo multipolar, temos um mundo caótico, de alguma forma, em que as relações de poder não são claras. E, mesmo que tivéssemos um mundo multipolar, é muito perigosa a multipolaridade quando não há “governance” multipolar", prosseguiu.

Neste ponto, Guterres recordou "a Europa da Primeira Grande Guerra", dizendo que "é um exemplo de uma sociedade multipolar, mas que, na ausência de um sistema de “governance”, foi deixando que os conflitos se arrastassem".

"Todos percebiam que se caminhava para o abismo, mas ninguém foi capaz de evitar o abismo. E deu-se a Primeira Guerra Mundial, que está, aliás, na origem dos problemas que ainda hoje vivemos", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    22 fev, 2016 palmela 02:43
    sera que em abrantes,alcobaça,almada ,alpiarça, baixa da banheira ,cascais , castelo branco ,covilha,entroncamento evora, fundao , grandola ,guarda,leiria ,lisboa ,moita,nazare ,portalegre, porto, santarem, serta,tomar,torres vedras. Sera que a euromedic tambem tem instalaçoes em centros comerciais?
  • rosinda
    22 fev, 2016 palmela 02:28
    deviam estar preocupados com que se passa por ca mas estao sempre perocupados com o que se passa la! Ca daqui por um tempo vamos ter o centro comercial allegro em setubal cheio de reatividade ! Nao parece normal que euromedic portugal tenha passado para la as suas instalaçoes!
  • rosinda
    22 fev, 2016 palmela 00:45
    quando eles se encontram e sinal de chuva penso que esta semana vai continuar a chover !
  • rosinda
    22 fev, 2016 palmela 00:33
    sera que a chegada deram beijinhos na boca e ninguem viu?
  • António Costa
    19 fev, 2016 Cacém 19:14
    Primeira guerra mundial? E não foi a Inglaterra que no Séc. XIX "promoveu" a Prússia a "estado tampão" para impedir o Imperialismo Francês e o Imperialismo Russo? O resultado foi que o "estado tampão Prússia" formou a Alemanha "atacando e engolindo" tudo à volta. Resultado: duas Guerras mundiais. Só. Deixe de ter medo! Chame o problema pelo nome: nos tempos da ameaça "soviética" era tudo antifascista ( o núcleo duro do Fascismo tinha dado um "estoiro" em 1945 ). Agora nos tempos da ameaça do "terrorismo islâmico" é tudo anti-Rússia ( o núcleo duro do Império Russo deu um "estoiro" no inicio dos anos 90s do Séc. XX ). O problema é que os "patrocinadores do terrorismo islâmico" são os Maiores Aliados e Amigos da única potência no mundo, os Estados Unidos. É só esse o problema.
  • ADISAN
    19 fev, 2016 Mealhada 14:07
    Se a ONU não tivesse nascido defeituosa (não democrática), haveria esperança de o mundo poder evitar grandes conflitos. Mas a verdade é que, enquanto alguns países singulares tiverem o direito de veto e anularem assim as decisões de esmagadoras maiorias, não há qualquer esperança de a ONU e a generalidade dos seus membros poderem evitar os grandes problemas mundiais!
  • cmh
    19 fev, 2016 v castelo 10:28
    Claro ,com individuos sem pulso tal como tu !!! VAI PARA UM CONVENTO ...
  • 19 fev, 2016 LISBOA 09:47
    O MUNDO PERDEU FOI GENTE CAPAZ, TUDO QUER É POLEIRO, PARA SER LACAIO DA GRANDE FINANÇA, PORQUE ISSO GARANTE-LHE VENCIMENTOS E REFORMAS MILIONÁRIAS E TACHOS PARA FAMÍLIA E AMIGOS!!! ESSA É A GRANDE REALIDADE!!! OLHE-SE COM ATENÇÃO PARA O PASSADO DESSE GENTE TODA QUE DESGOVERNA!!!
  • Diogo Pinto
    19 fev, 2016 Madalena 09:45
    É pena que o Sr. Guterres apresente indicadores de factos passados para enfrentar questões presentes . Acho que devia basear o seu discurso na criatividade , mas é bom saber que ainda têm á memória viva e que esta ainda se recorda de acontecimentos tão nefastos para á população Mundial . Bom dia e cuidado com o frio .

Destaques V+