Tempo
|
A+ / A-

De Victorino a Chafes, a arte toma conta da Igreja de São Cristóvão

11 fev, 2016 - 12:42 • Ângela Roque , Maria João Costa

"Ringue", da coreógrafa Madalena Victorino, abre a exposição "Não te faltará a distância".

A+ / A-

Entre esta quinta-feira e Julho, a Igreja de São Cristóvão, em Lisboa, recebe a exposição “Não te faltará a distância”, uma reunião de olhares contemporâneos sobre temas inspirados na vida de São Cristóvão.

A exposição, em quatro passos, mostra trabalhos dos artistas Madalena Victorino, Martin Monchicourt, Francis Alÿs, Rui Chafes e Agnes Martin.

A abertura é feita com "Ringue", esta quinta-feira, às 20h00. É uma coreografia criada a partir de um dos quadros de Bento Coelho da Silveira, "A Morte de São José". Madalena Victorino fez "Ringue" a pensar no espaço da Igreja de São Cristóvão.

A exposição é mais um passo do projecto “Arte por S. Cristóvão”, destinado a angariar fundos para a recuperação da igreja barroca da Mouraria.

No programa Princípio e Fim, da Renascença, de 31 de Janeiro, Edgar Clara, pároco da igreja, explicou que “o projecto tem sido sempre a arte e o povo, envolver a população e isso tem-se conseguido de uma forma incrível. A coreografia que vai abrir a exposição vai envolver pessoas do bairro”.

Mais do que o valor arrecadado, a paróquia quer cultivar “as relações com as pessoas”. Mas Edgar Clara está satisfeito com a angariação de fundos. “Seremos uma paróquia feliz se até ao Verão conseguirmos 200 mil euros, 140 mil para o telhado e as paredes e 60 mil para a instalação eléctrica”, detalha.

“A minha vida está claramente orientada para isto: é fazer filhos de Deus. Estou neste projecto em primeiro lugar com um objectivo evangelizador, porque acredito que tendo as igrejas abertas as pessoas vão lá, podem rezar estar diante do Santísssimo, olhar para a beleza. Porque a beleza também nos converte.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+