Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Linha de Apoio dá conselhos de segurança a idosos vítimas de violência

11 fev, 2016 - 09:50

A Linha Nacional de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica nasceu em Leiria no início do ano. 800 210 340 é o número que funciona nos dias úteis, entre as 9h30 e as 18h00 e onde pode deixar mensagem.

A+ / A-

Veja também:


Mais do que receber denúncias, a Linha Nacional de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica, gratuita e confidencial, dá ferramentas às vítimas para que saibam como agir, de modo a preservarem a sua integridade física.

“As pessoas idosas mantêm-se nestes contextos violentos, porque são agredidos por filhos e filhas e não querem admitir ninguém, nem mesmo a um juiz, que isso acontece dentro de casa”, explica à Renascença a técnica na Associação de Apoio à Vítima de Violência Doméstica de Leiria, Catarina Louro.

A realidade justifica a criação da linha, no início do ano, e as estratégias de segurança, que são muitas vezes conselhos básicos. “Por exemplo, evitar as discussões na cozinha. É um espaço doméstico que tem vários instrumentos à mão que podem ser fatais ou levar a agressões físicas muito graves”, explica.

Se a conversa telefónica evoluir do desabafo para uma queixa ou um pedido de apoio, aí as técnicas que atendem a linha fazem o encaminhamento das vítimas.

O 800 210 340 funciona nos dias úteis, das 9h30 às 18h00, com possibilidade de deixar mensagem. A associação garante que será sempre dada resposta.

A Linha Nacional de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica é uma iniciativa da Associação Mulher Século XXI de Leiria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fatima
    27 set, 2017 Porto 08:20
    Bom dia chamo me Fatima e venho por este meio denunciar um caso de uma casa particular que funciona como um lar ilegal onde estao 5 pessoas idosas, onde lhe e dado o Tercia um medicamento que foi proibido, mas que ali é dado as senhoras para elas dormirem a noite toda, onde elas tem medo de falarem pois sao agredidas. Eu sei disto porque sou auxiliar de geriatria e estive 3 dias a fazer serviço neste apartamento, por uma empresa de apoio domiciliario para o cal dei conhecimento desta situaçao e pedi o meu afastamento daquele serviço pois é violencia contra idosos já estou atentar denunciar isto as intidades conpetentes pois todo isto so descobri esta semana. Neste momento gosta de denunciar o caso mas ser uma denuncia anonima, pois tenho um menino com 4 anos e se a empresa descobre que denunciei o caso nao me pago os outros serviços que fiz. Obrigada

Destaques V+