Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Revista de Imprensa Europeia
A+ / A-
Arquivo
Revista de Imprensa de temas europeus (09/02/2016)

​Varoufakis traça cenário negro para Portugal

09 fev, 2016


No dia em que lança um novo movimento de Esquerda na Europa, o polémico ex-ministro grego das Finanças não augura nada de bom para o futuro do nosso país. Por essa Europa fora fala-se, entretanto, também, do problema dos refugiados... e do Zika.

“Os portugueses não vão ser capazes de ultrapassar a austeridade imposta por Bruxelas”, é a convicção do ex-ministro das Finanças da Grécia. Em declarações à Agência Lusa, em Berlim, Yanis Varoufakis considera que, apesar da boa vontade do executivo de António Costa, o Governo “teve de aceitar as regras da Europa e isso significa austeridade”, no entender do ex-ministro grego. Varoufakis diz acreditar que anos de políticas económicas autoritárias só podem ser mudados ao nível da Europa. Diz ser essa a razão para a criação de um movimento de Esquerda pan-europeu, que vai ser lançado esta terça-feira em Berlim. A entrevista é citada por cá em jornais como o “Expresso” online e o “Jornal de Negócios”.

No “Diário de Notícias” pode ler-se que “Alemanha e Turquia querem NATO a vigiar percurso de refugiados”. Depois da visita de Merkel a Ancara, fica a proposta para que a Aliança Atlântica passe a controlar as principais vias de entrada na Europa. Os dois países vão aproveitar a reunião dos ministros da Defesa dos países membros da Aliança Atlântica, que se realiza amanhã e quinta-feira em Bruxelas, para propor o envolvimento de forças dos países membros da NATO em patrulhas nos mares Mediterrâneo e Egeu. O objectivo é a colaboração com as unidades da agência fronteiriça europeia, a Frontex e com a Guarda Costeira turca.

Ainda os refugiados, com o Primeiro-ministro britânico a dizer que os recebe no Reino Unido se o país deixar a União Europeia. David Cameron garante que milhares de refugiados poderão entrar no Reino Unido, mesmo que o país deixe de fazer parte da comunidade.

Destaque, ainda, para o Irão que pediu maior cooperação da União Europeia no combate ao terrorismo. O pedido foi feito numa reunião entre o Presidente iraniano e o Primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que está no Irão, avança a agência de notícias oficial IRNA, citada pela agência espanhola EFE.

No “Público”, destaque para os dados do Eurostat, que mostram que os alemães e os portugueses são os que mais evitam a banca online. De resto, Portugal é o quarto país da União Europeia em que mais pessoas se queixam de terem tido problemas de segurança na Internet. Portugal surge próximo do topo quando se trata de evitar compras online por razões de segurança. Os números mostram que os países onde há mais confiança na banca online são a Estónia e a Lituânia. A adesão dos utilizadores de Internet em Portugal ao comércio electrónico é historicamente baixa quando comparada com vários outros países da União Europeia, embora tenha vindo a crescer nos últimos anos.

A terminar, são vários os jornais que falam da ideia da União Europeia de juntar especialistas para acelerar o combate ao vírus Zika. A União Europeia criou um grupo de especialistas para aconselhar as companhias na produção de vacinas e medicamentos contra o vírus, que se suspeita ser causador da microcefalia em recém-nascidos. O grupo criado pela Agência Europeia de Medicamentos, tem sede em Londres.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • andre
    09 fev, 2016 vila pouca de aguiar 09:23
    Este VirusFakis, depois das tretas no seu país quer meter-se com Portugal...e lá vai a comitiva BLOKISTA ( detentores do conhecimento, da liberdade, da economia...enfim uma cambada de anormais, achando-se a esquerda DONA da verdade!! )